Substituição: Sai a Páscoa entra o dia das mães…
A Páscoa já passou e com ela é de se esperar que a orgia dos chocólatras de plantão tenha se amenizado, mas sabe como é, sempre tem aquele ovo de chocolate que ficou “esquecido” em um armário e que ao ser “reencontrado” reinicia a comilança… Não tem jeito!
Vida que segue, os pensamentos se voltam para uma alimentação mais saudável (afinal, a Páscoa passou e agora, sim, aquela dieta planejada para depois do Natal vai ser iniciada) e você se dá conta que em breve, muito em breve, o Dia das Mães vai chegar, e com ele o famoso almoço de domingo em família.
Certamente voltarei aqui trazendo uma sugestão para você fazer uma receita especial para a o almoço da mamãe (ela sempre merece…), porém, vou colocar o “carro na frente dos bois” e me adiantar com a receita da sobremesa. Uma delícia bem caseira e muito famosa (deixe o pote de sorvete gorduroso e cheio de corantes para suas madrugadas solitárias assistindo as séries do NETFLIX no sofá). Lembre-se é Dia das Mãe e ela merece essa delícia!
Para tal receita, me inspirei no filme “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain” 2001, dirigido por JeanPierreJeunet, que por anos, foi o filme francês mais visto do mundo e conta a história de Amélie, moça “estranha” com manias incomuns. Amélie tinha muita satisfação nos pequenos prazeres: enfiar a mão num saco de grãos, quebrar a casquinha do creme brûlée com uma colher e jogar pedras no canal St. Martin.
O contraste excitante entre o creme gelado e a cobertura queimada, espelhada e quentinha de açúcar,trazem a boca uma sensação praticamente indescritível.
Como a primeira referência histórica que se tem notícia é francesa e se encontra no livro Nouveau cuisinierroyal et bourgeois de François Massialot, publicado em 1691, o clássico creme de baunilha é considerado por muitos como uma receita típica francesa, alheios a isso Espanha (Crema Catalana) e Inglaterra também disputam o reconhecimento pela origem do creme de baunilha.
Nacionalidades a parte, vamos para a receita:
INGREDIENTES
- – 500g Creme de leite FRESCO
- – 1/2 Xícara de açúcar GRANULADO
- – 6 Gemas COADAS
- – 1 Fava de baunilha (NÃO USAR ESSÊNCIA)
- – 4 Colheres (SOBREMESA) de açúcar GRANULADO para a cobertura
PREPARO: Assista ao vídeo J.
Para essa e outras receitas acesse o canal Bozaio Gourmet no youtube:
Deixe uma resposta