Breaking News

Olimpíada Rio 2016

Foto: Josué Júnior

Este é o nome dado ao período de quatro anos, compreendido entre duas edições dos Jogos Olímpicos. O termo “Olimpíada” também costuma ser utilizado para designar uma edição dos Jogos Olímpicos, conhecidos coletivamente como “Olimpíadas”. Em meio à turbulenta situação em que estamos vivendo no Brasil, podemos dizer que teremos a honra de sediar uma “Olimpíada” em nosso país, como sou do estado do Rio de Janeiro a honra seria maior ainda se não fossem os pesares.

DSC_0001-copy

Foto: Josué Júnior

As Olimpíadas é onde atletas de centenas de países, se reúnem num país para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

A essência e a história dos jogos é linda e dispensa até comentários, porém me sinto no dever de fazer algumas colocações aqui aproveitando esse veículo de informações para que saibamos como estamos lidando com tudo isso.

DSC_0116 copy

foto Josué Júnior

Éramos o dito “país do futebol”,pois agora sabemos da estreita fronteira que nos separa em relação aos outros países ainda mais depois do amargo 7 X 1 contra a Alemanha. E de longe temos o anseio de sonhar com medalhas ou boas colocações no ranking dessa olimpíada, somos um país onde nossos gestores preocupam se apenas com o seu bolso, e não faz muito em prol do crescimento do nosso povo; em se tratando de modalidades esportivas faço um gancho aqui pra falar do atletismo, esporte onde por anos militei e defendo com garra. Infelizmente está completamente definhado, sem estrutura mínima, infraestrutura então nem se fala, o Estádio Célio de Barros que deveria servir como um centro de excelência e treinamento para os que sonham com um futuro no esporte, simplesmente virou estacionamento e Arena para festas Rave.

As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, sempre serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Para se ter uma ideia nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel. A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.

DSC_0040 copy copy

Foto : Josué Júnior

Devemos redobrar nossa atenção até porque o atentando maior já vem ocorrendo em nosso país onde cada projeto que vai para o papel transforma-se numa rica oportunidade de levar vantagens!

Forte abraço á todos!

1 comentário em Olimpíada Rio 2016

  1. Grande Professor, belo texto.
    Infelizmente está conforme relatastes bem, sem infraestrutura alguma.
    Tomara que um dia isso mude.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading