Breaking News

Claudio Murad comentarista do SPORTV

Foto /Aquivo Pessoal

 

As vésperas de uma das competições mais importante do planeta, Os Jogos Olímpicos, e mesmo com a sensação de não ter feito o trabalho de casa, mesmo com a sensação de que nestes Jogos Olímpicos de 2016 que será realizado no solo em que pisamos e que certamente não passaremos de “mero coadjuvantes”, é inevitável não sentir uma ponta de apreensão e euforia. Para passar para o público um pouco do que vem sendo feito e construído a nível de bastidores e organização, o convidado do nosso blog nesta edição é o Professor de Educação Física e comentarista do canal  SPORTV  CLÁUDIO MURAD!

                                                                                        Introdução     Wanderson de Souza

                                                                                        Agradecimento a Marco Paulo Murad

                                                                                                                                                                      

 Como você vê o evento das Olimpíadas aqui no Brasil ?

Cláudio Murad : ESPETACULO….   A festa. A contribuição e o convívio social entre os povos do mundo….  Conviver, aprender e estar com pessoas de outros países, sem viajar. Estando em casa. Ouvir línguas diferentes. Trajes e experiências diferentes….. Pra nós. Pro povo. Isso é o espetáculo. Isso é o evento.

Você acredita no Legado ?

Murad :   O que vai ficar é o dinheiro que alguém recebeu… isso sim. O escândalo de Doping Russo é um exemplo de que a Corrupção existe em todos os lugares, escalas e sistemas….. o esporte é prova e exemplo disso. E ainda acham que vamos ficar com um legado?

As dependências esportivas.  As instalações de atletismo no RJ…. cadê? Onde treinam os atletas do RJ? Somente temos áreas Militares… Deodoro. Campo dos Áfonos, Escola De Educ. Física do Exercito. CEFAN – marinha… cadê os espaços escolares. Públicos, Livres e de surgimento de atletas… cadê? Onde são realizados os jogos estudantis. Os Jogos Intercolegiais? Onde? Temos que alugar. Pagar e pedir por favor. E os clubes do RJ cadê? Eles treinam? Nem me cabe julgar ou sequer falar da Federação de atletismo do RJ….  quero saber do legado para o atletismo…..  Se no Futebol os clubes não estão tendo onde jogar. Imagina no atletismo…

 Você acredita que haverá  organização ?

Murad : Temos experiências em organizações. Vivencias e oportunidades internacionais. Podemos fazer bonito. Mas não confio muito em staff Voluntário…. Muitos são dedicados e capazes. Entretanto, acreditar que todos podem ser? Tenho medo.  Todos querem estar lá. Tomar parte e poder contar, eu vi. Eu vivi. Eu convivi. Dai dizer que serão capazes, eficientes e eficazes? O profissionalismos está ai para provar minha fala. A arbitragem é mista. Isto é. Há integrantes de todo o mundo e todos capazes. Treinamentos e capacitações já estão sendo realizadas ha um ano pelo menos. Eventos testes estão sendo o grande salto de qualidade. Fazer e aprender com os erros. Esse é o caminho.

Com você vê a participação dos  atletas  nessas Olimpíadas?

Murad : Para o atletismo a punição aos países na antiga URSS por doping , vai dar uma esvaziada. Não contar com Izinbayeva (Rec. Do Salto com Vara) dentre outros mundialmente conhecidos e vencedores de mundiais e campeões olímpicos….. Poderia ser um aval positivo. Sem adversários aumentamos nossa chance de podium. Sem falar no esvaziamento devidos aos problemas (sociais talvez), H1N1, Zika, etc. Assaltos e insegurança que podem fazer atletas desistirem de participar. Vergonha. A Delegação da Coreia do Sul,anunciou recentemente que trará ao Brasil uniformes com repelentes contra sika, provando ser real essa preocupação mundial com nossos problemas nas olimpíadas.

IMG_20160318_190305416

Foto / Aquivo Pessoal

 O atletismos brasileiro está pronto?

Murad : O atletismo, durante muitas edições, foi a esperança e o orgulho do Brasil nas olimpíadas. Obtendo medalhas e nos trazendo alegria. Hoje temo. No ultimo mundial (indoor nos EUA, este ano) tínhamos uma equipe numerosa e nenhum atleta  voltou para casa. Reflexo do  atual do nosso esporte? Falta de preparação?

Quanto aos nossos atletas e as possibilidades de medalhas, ficou mais difícil, depois do doping da Ana Claudia. Nosso Revezamento 4 x 100m a qual era titular e obtivemos bons resultados, sem ela, ficou incompleto.  Rosângela foi a semi final no ultimo Mundial. Maureen tem competitivo aquém de suas possibilidades. O salto com vara pode ser nossa esperança. Recordes Sul Americanos foram batidos. Fabiana Murer, Tiago Braz. no Salto em Distancia Mauro Vinicius (o Duda), tem esse espirito forte de atleta brasileiro e e´ potencialmente capaz. a Maratona Masculina sempre nos traz esperança. Enfim é o que temos.

 Vamos sentir a torcida e o peso da camisa?

Murad : Minha esperança se baseia no que conhecemos como jogar em casa. Nosso povo está acostumado a crescer mediante certas circunstancias. Se a torcida levar o atleta a isso, ele vai. Se criticar e vaiar ela derruba favoritos.  A Camisa amarela pesa. O Psicológico é facilmente influenciado nas pistas ou fora dela.  Então. Defino que tudo pode ser possível. Um salto bem encaixado. Um lapso transforma um homem capaz (bem treinado, forte e audacioso em um campeão). A torcida pode fazer a diferença. Fato! Enquanto houver esperança e brasileiro na prova, por que não…. assim pensa o nosso povo, A corrida de formula 1 que o dia. Os outros falham e nós vamos lá e pum.  Medalha.  Em 2007, durante a maratona do Campeonato Pan americano, realizado aqui no RJ, presenciei. Trabalhava na prova e na organização, o quanto um atleta, vindo de trás, (nem era o favorito da prova, Frank caldeira substituiu  Mailson na prova de maratona que havia desistido de participar) influenciado pela torcida Brasileira,  superou os adversários e adversidades e venceu aprova…. passando e ultrapassando atletas nos últimos quilômetros.. sob os gritos da torcida e aplausos.

IMG_20140809_160930934_HDR (1)

Foto / Aquivo Pessoal

 

Particularmente acredito que quando queremos, estando preparados e obtendo incentivo, conseguimos. Tudo que pretendemos.

Se não … seria um vexame histórico para nós. Em apenas duas ocasiões 1920 na Antuérpia e 1988 em Seul ficamos sem medalhas. E  agora, em casa!!

É rezar e Torcer.

 

 

2 comentários em Claudio Murad comentarista do SPORTV

  1. hilza maria de freitas da costa // 11/05/2016 às 2:18 pm // Responder

    Excelente abordagem e por quem sabe o que diz,valeu.

  2. Michael W. Wardi // 26/06/2017 às 10:56 pm // Responder

    Muito bom, esclarecedor e muito realista.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading