A evolução tecnológica dos carros

       A evolução tecnológica dos carros não param de crescer. A todo momento algo novo é testado pelas montadoras no concorrido mercado de automóveis. Muitos itens inovadores são desenvolvidos e colocados no mercado para atrair clientes, e algumas dessas inovações para ganho de performance, outras para ganho em segurança e neste artigo iremos falar sobre os itens que ajudam na dirigibilidade do veículo. O sistema de freio ABS (Anti-lock Breaking System) é um dispositivo que impede as rodas do carro de travarem e provocarem uma derrapagem. Por que isso é bom? Pois em uma situação de emergência, principalmente em piso molhado, quando as rodas travam o carro perde eficiência na frenagem, aumentando o espaço necessário para parar totalmente o veículo. Outro fator é que você não consegue desviar de um obstáculo com os freios travados, pois você vai virar o volante e nada acontecerá. Desta forma, o sistema ABS pinça os freios varias vezes por segundo não deixando com que as rodas travem, e você consegue inclusive desviar de algo na pista ou mesmo um carro parado, com os freios acionados, evitando uma colisão! O sistema EBD (Eletronic Break Distribuition) atua nas frenagens também, mas com um objetivo diferente do ABS. O EBD é acionado automaticamente para ocasionar em uma distribuição correta das forças das pinças de freio, afim de deixar o carro o mais equilibrado possível em uma frenagem. O sistema ESP (Eletronic Stability Program) ou ESC (Electronic Stability Control ) tem a função de estabilizar o automóvel, e impedir uma mudança de trajetória. Como é feito na prática? Ele faz com que o freio atue individualmente em cada roda, não deixando com que o motorista perca o controle do carro.

     O controle de tração, TCS (Traction Controle System) ou ASR, pode estar embutido junto com o ESC/ESP, talvez em um botão que possa ser desligado em alguns carros. A função é controlar a tração do carro para que não derrape quando você acelera, geralmente nas curvas. Ele corta a aceleração, afim de manter o carro estável e dentro da rota. O sistema EDL (Eletronical Differential Lock) ou XDS, atua de forma eletrônica no bloqueio do diferencial do carro. É um substituto eletrônico do LSD (Limited-slip Differential) e distribui a tração da forma ideal para cada roda, afim de evitar um subesterço (understeer) e auxiliar na estabilidade e performance do carro nas curvas.

   O ACC é um controle adaptativo de distancia e velocidade, que quando está ligado faz com que o carro freie automaticamente em uma determinada distancia de outro veículo afim de evitar uma colisão. A direção elétrica é um componente que está substituindo a direção hidráulica em alguns carros, e ajuda na dirigibilidade. Atua de forma progressiva, quando está manobrando fica bem leve, e quanto mais ganha velocidade mais pesada a direção fica, afim de ajudar boa condução do veículo.

Alguns veículos possuem painéis holográficos, que projetam no para brisa do carro algumas informações do painel, auxiliando o condutor a não tirar a visão da estrada. Outros possuem um sistema de visão noturna. Também temos os carros com Park Assist, que auxilia o motorista a estacionar o carro.

maxresdefault

Anúncios
Sobre Lucca Paulinelli (4 artigos)
Formado em Publicidade e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especializado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, empresário e atualmente também envolvido em um projeto de camisetas com tema automobilístico. Apaixonado por carros desde pequeno e pelo mundo das competições a motor. Seu ídolo é o Ayrton Senna, no qual tem grande admiração como piloto e pessoa. É piloto também, teve passagem pelas categiras Fórmula Vee, F1600 e atualmente campeão mineiro de Marcas & Pilotos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: