Breaking News

Entrevista com o Senador Álvaro Dias

O Senador Álvaro Dias é um político que já vivenciou muitas mudanças no cenário político brasileiro. Atuou na campanha  “ Diretas Já”,  em 1984, como um dos organizadores no estado do Paraná , e é autor da proposta que pede o fim do foro privilegiado. Está em novo partido, o PODEMOS, e vem em 2018 tentar a eleição presidencial. Venha conhecer o Senador Álvaro Dias!

 

 

Por Josué Júnior

 

Vivemos um caos político, onde o brasileiro perdeu a confiança em quem votar. O senhor é um político que tem uma história e um currículo exemplar. Hoje, como seria possível reconquistar a confiança do eleitorado, sem perder o compromisso com as promessas feitas nas campanhas antes de ser eleito?

Senador Álvaro Dias: O fato de grandes autoridades, incluindo o presidente da República, estarem sendo denunciadas, mostra uma mudança de rumo na justiça brasileira. Temos que continuar lutando por mudanças, colocar um fim no balcão de negócios e abominar os governos envolvidos em escândalos. A crise é fruto de uma herança maldita, financiada por governos corruptos. A meu ver, os atuais partidos políticos estão envolvidos em denúncias e serão rejeitados nas próximas eleições. Acredito que a próxima eleição presidencial será definitiva para comprovar os resultados da Operação Lava Jato. E os brasileiros estarão de olho nos candidatos que, comprovadamente, não tiveram relação com os grandes escândalos de corrupção denunciados nos últimos anos.

 

A reforma política não saiu ainda, mas se ela fosse aprovada logo, iria ter uma brecha para políticos envolvidos na Lava Jato, através do “distritão”, e com isso, com a aprovação, teríamos também um fundo bilionário para os partidos. Como o senhor avalia essa mudança?

Senador Álvaro Dias: Votarei contra o fundo público de campanha. Acredito que a campanha eleitoral de 2018 tem que ser muito mais do que franciscana. Cada candidato só deveria gastar o que arrecadar de doações espontâneas e pessoais, sem fundos públicos nem dinheiro de empresários.

Foto: Divulgação

Hoje, o brasileiro está sentindo que a economia começa a dar um sinal de melhora. Quando o Presidente faz a seguinte declaração “A inflação está a 2,71%. É interessante, quando vem a inflação vai também a arrecadação. Os preços sobem e etc. Cai a arrecadação”, declaração que foi dada em um evento no Banco Santander São Paulo no dia 16/08/17, o senhor pensa que o momento é para comemorar ou para chorar? Explique?

Senador Álvaro Dias: Não há motivos para comemorar. O brasileiro está pagando caro pela incompetência administrativa e ganância dos governantes. Depois de anos de assalto ao País, a recuperação econômica do Brasil deve ser lenta, porque o rombo foi grande, mas temos que apostar em uma solução. Por enquanto, medidas paliativas estão sendo adotadas pelo governo, mas só um novo presidente legitimado pelo voto pode dar um novo rumo ao País. Não foram os brasileiros que fracassaram. Quem fracassou foi o governo.

 

Olhando para frente e já pensando na disputa de 2018, o senhor é pré- candidato a Presidente da República pelo PODEMOS, e vai disputar com Jair Bolsonaro, e, a princípio, com o ex- Presidente Lula da Silva.  Quem o senhor escolheria para ir para um segundo turno, e por qual motivo?

Senador Álvaro Dias: Qualquer que seja o adversário, ele será bem-vindo para um debate amplo e franco sobre os rumos do País. Prefiro me abster de avaliar os concorrentes.

 

Qual tema será sua “obsessão” caso o Senhor seja eleito Presidente? Faça a sua consideração.

Senador Álvaro Dias: Venho defendendo há muito tempo o fim do balcão de negócios na política. Acredito que essa seja a raiz de todos os males, e também acredito ser possível governar sem rimar governabilidade com promiscuidade. É um escárnio dizer que é impossível governar o Brasil sem o toma lá dá cá. A enorme coalizão articulada pelo ex-presidente Lula deu no que deu. Os brasileiros estão exigindo seriedade e responsabilidade.  A grande aliança dos políticos deve ser com a sociedade

 

 

É possível se manter fiel e comprometido com todas as promessas de campanha? Com quatro anos de mandato é o suficiente para se concluir todas as promessas?

Senador Álvaro Dias: Sem o balcão de negócios e com uma boa equipe técnica, é sim possível ser fiel e comprometido. Até porque acredito que tenho sido coerente desde que entrei na vida pública (e isso faz tempo rsrs). E, em 4 anos, dá para fazer bastante coisa. Quando governei o Paraná, por exemplo, em 4 anos, fui avaliado como o melhor governador do País, segundo o Datafolha. 

Foto: Divulgação

Olhando para 2018, e refletindo sobre o que podemos esperar do cenário atual político, caso essa reforma política passe, acredita que tal mudança venha para melhorar, piorar ou vai dar na mesma?

Senador Álvaro Dias: Ao meu ver, as propostas discutidas no Congresso não representam uma reforma política. São apenas um arremedo para atender a interesses eleitorais. Só um presidente mudancista teria autoridade para fazer uma reforma de profundidade, e que significasse uma mudança para melhor.

 

Como o senhor pretende resgatar a confiança que o povo perdeu na classe política?

Senador Álvaro Dias: Como disse, a coerência e a transparência têm sido meus grandes aliados na vida pública. Quantas vezes denunciamos a corrupção? Inúmeras. Desde 2009, alertei o governo sobre as irregularidades na Petrobras, protocolando 19 representações na Procuradoria-Geral da República. Também desde 2005, venho denunciando os empréstimos secretos do BNDES. Venho defendendo a aprovação de meus projetos, especialmente o que acaba com o foro privilegiado (já aprovado pelo Senado) e o que reduz o número de parlamentares. Acho que a população tem que saber separar o joio do trigo. Há políticos realmente comprometidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Josué Bittencourt (1122 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

1 comentário em Entrevista com o Senador Álvaro Dias

  1. Paulo Roberto Aguiar // 21/08/2017 às 2:09 pm // Responder

    Meus parabéns pela excelente entrevista.
    Perguntas coerentes, que procuram extrair pontos importantes, e que a sociedade precisa saber.
    Continue nesse foco. Precisamos de pessoas inteligentes para expor à sociedade o quê pensam esses políticos.
    Um forte abraço Júnior.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading