Breaking News

Exposição Memórias

                                                                        Por Andreas Valentin

Memórias

 Desde sua invenção, no final da década de 1830, uma das principais funções da fotografia é a de suporte para memórias, sejam elas individuais ou coletivas. Os pioneiros Henry Fox Talbot, Louis Daguerre, Hercule Florence, entre outros, já vislumbravam a importância da nova tecnologia para o registro de pessoas, de lugares, da história e, assim, do próprio tempo. Se, por um lado, como afirmou Cartier Bresson, “não podemos revelar ou copiar a memória”, por outro, a fotografia possibilita o retorno ao passado e o resgate de parte de nosso arquivo de lembranças.

 

Fotografias suscitam, ordenam e conferem significados às diversas, talvez infinitas, camadas de memórias que permeiam nosso imaginário. Os trabalhos aqui exibidos foram construídos a partir de uma proposta coletiva que abordasse essa questão, mas que, ao mesmo tempo, desse sentido às histórias individuais de cada artista. Pensou-se, ainda, no diálogo entre as próprias imagens e sua relação com este espaço impregnado pelas inexoráveis marcas do tempo.

 

Vemos aqui, portanto, as memórias de lugares, “tão distantes, porém tão perto” (parafraseando Wim Wenders), como a Itália dos antepassados de Bruno Girão; a Vila Isabel de Leonardo Jorge; e a do trajeto Flamengo-Lapa de Tomaz Silva. Nos deparamos com personagens da história familiar de quatro gerações de fotógrafos narrada por Ana Gabriella Malta, bisneta de Augusto Malta. Esta narrativa contrapõe-se à de Elis Costa que faz contato íntimo com a memória de objetos e de situações de sua relação com a avó, cuja perda recente ainda lhe deixa marcas profundas. Juliana Amado aproxima, tanto fisicamente como conceitualmente, a fotografia e a memória das flores artificiais e ressecadas. Finalmente, Josué Junior traz, literalmente, a memória à flor da pele, ao apresentar indeléveis e simbólicas tatuagens.

 

Andreas Valentin

Curador

 

MEMÓRIAS – Exposição de fotografias

Curadoria de Andreas Valentin

Anna Gabriela Malta
Bruno Girão
Elis Costa
Josué Junior
Juliana Amado
Leonardo Jorge
Tomaz Silva

Galeria Escombros

Inauguração:
Sábado, 03 de março de 2018, de 16 às 22hr
Rua Benjamin Constant, 115 – Glória , Rio de Janeiro

Período:
03 de março a 14 de abril de 2018
Terça a sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 10h às 18h
Rua Santa Cristina, 6 – Glória

 

 

Sobre Josué Bittencourt (1122 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

3 comentários em Exposição Memórias

  1. Excelente profissional. Maravilhoso artista.

  2. Péricles G. Albuquerque // 27/02/2018 às 9:55 pm // Responder

    Parabéns, Josué, pelo seu trabalho. Desejo a você muitas alegrias e realizações em sua vida pessoal é profissional. Um forte abraço!

  3. Parabéns amigo. Todo sucesso para você.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading