Museu da FEB, um museu escondido em Petrópolis

 

 

Caminhando pelas ruas de Petrópolis, encontrei um museu de ex combatentes da 2ª. Grande Guerra Mundial. Um lugar muito escondido que vive de doações e da boa vontade de alguns membros, que ajudam a manter o lugar vivo. Lá o que vemos, são lembranças de uma triste página da nossa história.

No pequeno tour através de explicações feitas pelos filhos dos soldados já falecidos, é possível ver o orgulho que eles tem ao falar das relíquias de guerra trazidas pelos pais. Outro orgulho que solta aos olhos dos visitantes é quando eles começam a contar como seus pais conseguiram se proteger do frio intenso na Itália, onde nossos valorosos soldados tiveram que passar dias. É bem verdade que uma guerra traz baixas, e não foi diferente com  os nossos soldados brasileiros. Lá é possível ver uma foto onde 26 soldados foram mortos em uma emboscada, faltando 26 dias para que eles pudessem voltar para casa.

 

20190330_145630

São tantas relíquias e lembranças que o pequeno museu possui, que posso dizer que existem algumas que causam curiosidade como a mina terrestre que parece um fogareiro, ou uma bala de canhão que virou abajur, ou até mesmo os ternos de gala que os soldados alemães vestiam. Há também um capacete das forças inimigas e os capacetes dos aliados, como capotes de lã doados pelos aliados, porque muitos de nossos combatentes nem sabiam o frio que iriam enfrentar. São curiosidades que só indo ao museu para vê-las e entender a extensão desse orgulho pouco mostrado.

20190330_145606

Se tiverem a curiosidade de visitar esse museu, aproveitem também para conversar com os filhos dos ex combatentes, para sentirem um pouco do orgulho que eles tem dos pais, que deram a vida ou se arriscaram por uma causa nobre, combatendo o nazismo.

Sobre Josué Júnior (283 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

2 comentários em Museu da FEB, um museu escondido em Petrópolis

  1. Marlon Alves Ferreira // 19/06/2019 às 2:18 pm // Responder

    Bom Dia! onde fica? qual o endereço e sabe me dizer se funciona feriado?

    Curtir

    • Josué Júnior // 22/06/2019 às 11:11 pm // Responder

      Boa noite Marlon,
      segue o endereço :

      Av. Koeler, 255
      Centro – Petrópolis – RJ.
      CEP: 25685-060
      Telefones: (24) 9996-2709 ou (24) 9262-9975
      Presidenta: Deise Sueli Fagundes da Rosa

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: