Entrevista com Padre Paulo Venuto

Padre Paulo Venuto , é um missionário que está correndo pelo Brasil  a mais de 40 anos.Nessa  entrevista ele conta um pouco do Brasil que poucos conhecem. Nos encontramos na sede de sua congregação, os vicentinos, na Medalha Milagrosa, em plena Tijuca, para conversarmos sobre sua trajetória. Com vocês Padre Paulo Venuto!

 

 

O senhor deu início ao seu sacerdócio em uma época muito diferente da que estamos vivendo. Naquela época, ser um missionário era visitar um Brasil ainda puro, mas com problemas básicos. Quais foram suas dificuldades assim que o senhor saiu em missão pelo Brasil?

Padre Paulo:

 

Na Bahia, onde foi sua primeira missão, o senhor teve contato também com outras religiões que fazem parte da tradição do Estado. Existia um personagem chamado de coronel. Essa figura era envolvido com tudo que lá existia, mandava e desmandava. Qual foi seu maior desafio para realizar suas tarefas missionárias, foi a diversidade de crenças ou tratar com os coronéis?

Padre Paulo: Parte 1

Padre Paulo: Parte 2

 

O senhor já visitou uma boa parte do Brasil, que ainda não foi revelado para muitos. Qual parte desse Brasil precisa ser visto e cuidado com maior urgência? E qual é o motivo para isso?

Padre Paulo:

 

O senhor orienta muitos jovens e famílias que estão em situação difícil e, às vezes, de risco e com muitos problemas. Em que momento a sua orientação faz a diferença para que esses jovens e famílias não se percam?

Padre Paulo:

 

O senhor está vivenciando hoje um momento novo, sendo padre de uma paroquia em Tefé na Amazônia, onde o rio Solimões desemboca. Está em uma missão, realizando a catequese numa região quase abandonada pelo próprio Brasil, e pouco conhecida por nós aqui no sudeste. Podemos dizer que lá é um Brasil dentro do Brasil? Conte um pouco da sua experiência com os seus párocos em Tefé?

Padre Paulo:

 

Em 15 de outubro de 2017, o Papa Francisco anunciou um Sínodo para a Pan- Amazônica. Este será em Roma, outubro de 2019, e o objetivo além da evangelização de povos indígenas, será discutir sobre a crise na floresta amazônica e seu ecossistema. O senhor está na região vivenciando junto com sua paróquia os acontecimentos. Para o senhor essa declaração do Papa pode ajudar a melhorar a região ou depende muito mais do governo brasileiro?

Padre Paulo:

 

 

Sobre Josué Júnior (252 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: