Novembro azul

 

 

Quando se fala em exame do toque para um homem, logo vem as brincadeiras peculiares do tipo “Procura um com dedo grosso!”, ou “Quando for no doutor, tenho certeza que você irá voltar!”, entre outras frases comuns nas rodas masculinas, elas servem para descontrair e aproximar. Isso não deixa de ser uma forma, ainda que machista, para que cada um tome a iniciativa para contar sua experiência e dessa formar encorajar aquele que ainda não foi ou está na dúvida de realizar o exame, essa prevenção é importante. Câncer de Próstata mata, mas também tem cura. Mata pelo preconceito e tem cura quando o homem deixa de lado seu ego machista e enfrenta o exame de forma normal e corriqueira.

Aqui no Brasil o INCA apurou no ano de 2019 dados importantes sobre essa questão.

Seguem os dados:

Para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.
Sem considerar os tumores de pele não melanoma; o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, com 96,85/100 mil casos novos previstos para a Região Sul; 69,83/100 mil para a Região Sudeste; 66,75/100 mil para a Região Centro-Oeste; 56,17/100 mil para a Região Nordeste e 29,41/100 mil para a Região Norte. Dados retirados do site do INCA.

images

Números alarmantes que deixam claro que essa doença não é silenciosa.  Apostando que o homem mudou, e está disposto a enfrentar o exame de forma natural, o INCA lançou esse vídeo para incentivar os homens:

Inca:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=F4eZ0b60pCY

 

O LinkeZine também coletou informações diretas de médicos especialistas na área de câncer de próstata, e todos foram unânimes ao relatar que a cura é possível se a doença for diagnosticada logo no início, sabendo-se que tudo vai depender de vários fatores, pois “cada caso é um caso”, segundo eles.

Sim, pode se ter a cura! Isso já mostra uma luz no fim do túnel em caso de descoberta da doença em sua fase inicial, dando uma estimulada na busca dos médicos especialistas para se fazer o exame específico, e sem demora.

Por isso ‘bora lá’ no consultório do seu médico e realiza esse exame! Saúde é coisa séria!

Sobre Josué Júnior (292 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

3 comentários em    Novembro azul

  1. Péricles G. Albuquerque // 12/11/2019 às 8:54 pm // Responder

    Ótimo artigo, como sempre! Um abração, Josué.

    Curtir

  2. PAULO ROBERTO AGUIAR DA SILVA // 13/11/2019 às 6:27 pm // Responder

    Muito bom artigo Júnior !!
    Forte abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: