Dia da Consciência Negra!

No dia 20/11 emerge um momento fundamental para uma grande reflexão. Esta data foi escolhida em menção à morte de Zumbi dos Palmares, um homem que personifica a luta pela Consciência Negra.

No dia 20/11 emerge um momento fundamental para uma grande reflexão. Esta data foi escolhida em menção à morte de Zumbi dos Palmares, um homem que personifica a luta pela Consciência Negra. Um guerreiro africano que lutou pelo seu povo e ainda luta na mente de todos que desejam um mundo igualitário. Neste ano é preciso lembrar que o mundo passa por uma pandemia, com vidas perdidas e muitas que se perderão, enquanto não houver uma vacina eficaz.

Nesse mundo desigual, a população negra que geralmente pertence a grupos sociais desprivilegiados sofre com o Coronavirus, além de outras mazelas. As estatísticas apontam índices alarmantes para cada tema: Feminicídio, Violência Seguida de Morte, Pobreza, Miséria, todas elas atingem, de forma mais intensificada, a população Negra.

Nilma Lino Gomes – ex- Ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil no governo Dilma – cita: “A questão racial e o novo Coronavirus no Brasil”, que esse abismo social é grande. Ela mencionou também que os negros representam 55,8% da população brasileira e 54,9% da força de trabalho, segundo informativos. Desigualdade Social por cor ou raça no Brasil (dados do IBGE) é um fato, sendo que pretos e pardos são maioria entre trabalhadores desocupados: 64,2% ou subutilizados 66,1%. Esses são nossos dados estatísticos atuais.  

Após a morte de George Floyd, negro morto por asfixia por um policial branco, nos EUA, acendeu no Brasil e no mundo o movimento ‘Black Lives Matter’, um grito de igualdade e respeito! Cornel West, filósofo americano, deu essa resposta para o jornalista da BBC, com relação ao movimento:  

“Fico feliz em ouvir meu querido irmão Barack Obama falando. Como você sabe, ele era um presidente negro, com uma procuradora-geral negra, um diretor negro de segurança nacional, e esse foi o contexto para o nascimento do movimento Black Lives Matter, porque quando você tem rostos negros em altos cargos, eles não podem falar sobre legado prejudicial da supremacia branca, ou suas conexões com Wall Street e o militarismo. Portanto, não se trata apenas de ter profissionais negros dizendo palavras.”

Esse é o recado para todos. Precisamos viver em um mundo justo e igualitário, onde não existam mais tais discriminações.

Linkezine convidou Roberto Borges – Professor Titular do Programa de Pós- Graduação em Relações Étnico-raciais – (PPRER),do CEFET/RJ , para falar sobre o dia 20/11.

Vídeo:

   Dia da Consciência Negra!

Sobre Josué Júnior (419 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Designer, é proprietário do site de conteúdo Linkezine , @linkezine . Dentro do site abaixo é possivel ver um pouco da atuação da Arte Foto Designer no mercado : https://www.omnistore.net.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: