Vivendo um dia de cada vez

Segundo especialistas, o ministro Edson Fachin, ao tomar essa decisão monocrática, tentou proteger a operação Lava Jato. Será? Estou na dúvida e esperando respostas.

                                                                                     

O Brasil vive seus dias envolto em muita turbulência e cenários caóticos, principalmente na questão da pandemia. Já ultrapassamos os dois mil mortos diários e o avanço da contaminação é muito desenfreado em alguns estados e municípios. Em algumas regiões já não existem mais leitos para internação e em outros municípios a capacidade está chegando ao seu ápice, conforme visto aqui no Rio de Janeiro. Esse é o novo cenário em que vivemos em relação à pandemia. A nova variante é extremamente potente e está levando jovens e crianças aos hospitais, deixando ainda mais caótico o sistema de saúde, sem falar na economia que segue ladeira abaixo, com preços subindo em todos os setores, principalmente, o dos combustíveis. Hoje já é possível encontrar gasolina à R$ 6,15, na bomba de abastecimento de alguns estados da federação. Associados ao aumento dos combustíveis temos os alimentos, os transportes etc. O dólar segue em alta, chegando a quase R$6,00 e a bolsa de valores operando em queda. Este é o cenário atual, em que o brasileiro vive. Mesmo com tudo isso, nosso estimado Ministro do STF Edson Fachin, por decisão monocrática faz essa deliberação: 

Veja nota emitida pelo gabinete do ministro Edson Fachin:

O Ministro Edson Fachin, por decisão monocrática, entendeu que a 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba não era o juízo competente para processar e julgar Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão foi tomada em pedido de habeas corpus formulado pela defesa em 03.11.2020 e se aplica aos seguintes casos: Ações Penais n.5046512-94.2016.4.04.7000/PR  (Triplex do Guarujá).

Essa atitude muda os planos da corrida presidencial e traz um antigo e poderoso candidato, capaz de tirar o sonho de qualquer um, que dirá do atual presidente, figura incompetente, que está deixando o Brasil asfixiado. Lula está longe de ser a salvação para esse momento, ele ainda pode ser caçado dos seus direitos políticos. É preciso esperar a decisão do novo juiz responsável pelo caso, mesmo assim, algumas manifestações já começam a provocar ebulição no cenário político, como a de João Amoedo do partido Novo, onde ele foi preciso em seu twitter:

“Lula teve as condenações anuladas, mas os crimes foram cometidos.”

Tais crimes serão averiguados pelo novo juiz que poderá aproveitar, ou não, o que já foi apurado. Caso decida que as provas já apuradas são consistentes, Lula possivelmente perderá novamente, seus direitos políticos. Esse foi um dos motivos que fez com que o ex-presidente evitasse falar do futuro, definir se seria, ou não, candidato a presidência. A questão é de que forma o novo juiz conduzirá o inquérito. Caso solicite novas provas é certo que Lula estará livre para concorrer às novas eleições. Justo eu, sigo indeciso, afinal o PT destruiu muito esse país e com Lula no comando.

Segundo especialistas, o ministro Edson Fachin, ao tomar essa decisão monocrática, tentou proteger a operação Lava Jato. Será?   Estou na dúvida e esperando respostas. O fato é que essa decisão poderá trazer a polarização com uma força desastrosa, e entre eleitores de ambos os extremos, já se começa a perceber uma disputa raivosa, dentro e fora da internet. Mais uma vez o Brasil não precisaria passar por isso. Lula é um símbolo de uma era que já passou, ele não é mais aquele metalúrgico que os intelectuais aplaudiam a cada erro de português em seu discurso, como se fosse algo carismático, bem próximo ao povo brasileiro. E isso só ocorreu porque sabemos perfeitamente que o discurso dos intelectuais do socialismo, não atingiria ao povo sofrido daquela época. Na verdade, também não atinge atualmente esse povo, que ainda sofre, lutando por comida e água potável; por saúde e educação.

Na década de 80, os intelectuais validaram Lula com seu perfil de gente do povo, mas o povo não precisa desse espelho. Dessa forma o PT cresceu até 2002, quando o sonho vira realidade e Lula chega ao poder, surfando um plano real do ex-presidente Fernando Henrique. Cofres abarrotados e projetos sociais já prontinhos para serem colocados em prática, obras da então primeira dama Ruth Cardoso. Essa é a realidade que muitos não querem nem ouvir falar! O sonho Petista durou até 2014 quando a máquina PT saiu de cena, pela porta dos fundos, com o impeachment da Dilma. Um impeachment que foi acompanhado em um domingo triste para nossa democracia, mas necessário. Só que até hoje, o Partido dos Trabalhadores não veio a público pedir desculpas ao povo que confiou seu voto para que Dilma pudesse governar e foi saqueado!

Com essa atmosfera de pandemia, Lula sobe ao palanque no dia 10/03/2021, de máscara e seguindo todos os protocolos necessários para dizer que não está magoado com a justiça e que ainda não sabe se será candidato em 2022, mas manda recado claro que não podemos seguir a cabeça de um presidente idiota, que não tem amor à vida. Com esse discurso Lula consegue mudar a postura de Bolsonaro que no mesmo dia surge de máscara, afirmando que sempre foi a favor da vacina, abandonando a Cloroquina e valorizando todos os protocolos de segurança que, até então, ele desprezava. Resta agora saber como os seus eleitores irão assimilar essa nova postura. Pelo menos para isso serviu o discurso populista já conhecido de Lula, mas um nome forte para um Brasil combalido.

Fachin abriu uma porta que ninguém sabe o que tem atrás dela; o que se sabe é que temos de novo uma polarização. Acredito em uma terceira via, onde não existam os extremos: nem extrema direita, nem extrema esquerda. Acredito na razão pautada pela técnica e a ciência e acredito que mudanças e novos rumos, com novas experiências, fazem parte de uma democracia. Mas para isso, o povo precisa acordar e parar de seguir cabeças antigas e extremas.

                                        Que venha 2022!                   

Sobre Josué Júnior (463 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Designer, é proprietário do site de conteúdo Linkezine , @linkezine . Dentro do site abaixo é possivel ver um pouco da atuação da Arte Foto Designer no mercado : https://www.omnistore.net.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: