Breaking News

1.141 Municípios podem ficar sem “kit intubação”

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pelo menos 1.141 cidades correm risco de desabastecimento do “kit intubação”, nome dado aos produtos utilizados no processo de intubação de pacientes. Esse procedimento é, muitas vezes, necessário para o tratamento de pacientes com Covid-19. Em vários municípios como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e outros próximos, o estoque de medicamentos termina em três dias, o que é extremamente preocupante, o que pode acontecer caso esses medicamentos faltem? Algo desumano! João Doria em seu twitter fez o seguinte comunicado:

“Aguardamos o Ministro da Saúde enviar os demais kits intubação que ainda não distribuiu aos Estados. O Governo Federal requisitou 100% dessa medicação produzida no Brasil. Logo, é responsável pela distribuição aos entes federativos.”

Esses medicamentos são responsáveis pela sedação dos pacientes intubados, cessando a dor e o desconforto causados pelo tubo. Sem os medicamentos, o paciente é submetido ao procedimento consciente, sentindo o tubo inserido em sua garganta. Agora, imaginem a angústia e o sofrimento desses pacientes? A cena mais parece de um filme de guerra, onde soldados feridos eram atendidos em condições precárias. O governo não aprendeu nada com o episódio da falta de oxigênio em Manaus, que gerou grande comoção nacional e tendo um desdobramento até hoje lembrado, por pura omissão.

Não é à toa que uma CPI está sendo montada para investigar as atitudes do Governo Federal durante a Pandemia.

Senador Alessandro Vieira faz o seguinte comentário em seu twitter:

“Garantimos a abertura da CPI da Covid e agora apresentamos o pedido para ampliar o seu escopo, incluindo os atos praticados por governadores, prefeitos e outros agentes administrativos. É preciso apurar a verdade em todas as esferas. Quem não deve não teme!”

Pazuello saiu do governo, mas deixou uma herança maldita que não se sabe quais serão os efeitos para o novo Ministro Marcelo Queiroga. Mesmo com um discurso mais afinado com a ciência, ainda assim, vem patinando e não se sabe se a falta do “kit intubação” é de sua responsabilidade ou ainda é herança da administração de Pazuello. Provavelmente, algum relatório sobre a possível falta desses medicamentos foi apresentado durante as infinitas reuniões de Queiroga e Pazuello, antes de assumir o cargo. Com isso, será preciso saber se a decisão para adiar a compra foi do general ou do médico.     

O Brasil vem mantendo uma média de mortes diárias, pelo Covid 19, ainda altíssima! Com relação à vacinação as notícias são boas, pois a velocidade aumentou, mesmo que ainda não seja o suficiente para uma comemoração, fica a esperança. 

O que temos ainda é um cenário terrível, com a desorganização por parte do governo federal e mortes. Vamos vivendo cada dia, um dia e torcer para que a vacinação ganhe força. Que a CPI traga luz ao Brasil que está em trevas.

                                  #vivaosus      

Sobre Josué Bittencourt (1122 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading