Desmond Tutu e seu legado

Um homem que será sempre lembrado por sua luta e sua alegria….

Desmond Tutu será lembrado pela alegria e firmeza em seus posicionamentos. Amigo de Nelson Mandela, travou a luta contra o apartheid na década de 80. Nesse período, Tutu e Mandela foram vizinhos, no mesmo bairro de Soweto. O curioso dessa história é que temos, morando numa mesma rua, dois ganhadores do prêmio Nobel da Paz. Fato inédito no mundo.

Tutu foi incansável em seu intento para pôr fim ao apartheid. Ele comandou, na década de 80, inúmeras manifestações, passeatas e comícios que acabavam sempre na Catedral de São Jorge, por esta razão, a Catedral ficou conhecida como a Catedral do povo. Tutu quase foi preso pelo regime do apartheid, mas graças à sua forma pacífica de agir, as autoridades não chegaram a prendê-lo. Tutu viveu para presenciar o fim do apartheid, e também presidiu a Comissão da Verdade e da Reconciliação.

Vídeo:

Sua passagem pela vida terrena o fez conquistar muitos amigos e um deles foi o ex-presidente Barack Obama, que tinha Desmond Tutu como seu mentor. Outro amigo de peso foi Dalai-lama, que em sua mensagem de despedida, escreveu: “Um verdadeiro humanista e um defensor comprometido dos direitos humanos”.

O Papa Francisco também fez uma menção ao Arcebispo: “Ciente do seu serviço ao Evangelho, através da promoção da igualdade racial e da reconciliação, na sua África do Sul natal, Sua Santidade confia a sua alma à misericórdia de Deus Todo-Poderoso”. Outras mensagens de carinho chegaram à sua esposa Nomalizo Leah Shenxane e seus quatro filhos.

Tutu foi prêmio Nobel da paz em 1984, pelo seu ativismo contra o apartheid, mas essa não foi sua última luta. Nos tempos atuais, ele levantou outras bandeiras como a luta pelos direitos da população LGBTQIA+, pelas mudanças climáticas, entre outras. Seu amigo Nelson Mandela, já prevendo o futuro, declarou sobre Tutu que “a voz de Desmond Tutu será sempre a voz dos sem vozes” e assim teríamos uma profecia concretizada. Desmond lutou contra um câncer de próstata, iniciado nos anos 90. Foram muitas internações para realizar o tratamento, infelizmente, veio a falecer na Cidade do Cabo, no Oasis Frail Care Centre, na manhã de 26 de dezembro de 2021, com 90 anos de idade. Um homem que será sempre lembrado por sua luta e sua alegria. Sua semente estará viva na Fundação Desmond Tutu Peace Center e será de lá que sua voz ecoará para o mundo, sempre que os sem vozes precisarem. Obrigado pela sua existência arcebispo Desmond Tutu.      

Sobre Josué Júnior (657 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

2 comentários em Desmond Tutu e seu legado

  1. Thank you for this appreciation of Desmond Tutu. You write so clearly and so meaningfully about his life and his impact and his legacy. I knew him only a smidgen; several years ago I took a class he taught. The course was about forgiveness. He taught with knowledge and with humor. Thank you again, I hope you are well, and Happy New Year.

  2. RIP! A great man of peace and understanding!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: