Breaking News

Último debate presidencial

Todo debate é tenso, repleto de expectativas, mas dessa vez a vantagem estava toda de um único lado, Lula. O candidato dominou o espaço, evitando equívocos e conduzindo suas respostas sem erros ou descuidos graves. A estratégia era conter o adversário até sua última cartada. Lula não precisava de muito, apenas não aceitar provocações descabidas para sair desse debate pelo menos com um empate.

Muito agitado, mas contendo os ânimos, Bolsonaro usou seu tempo para desacreditar a figura de Lula, assim como no debate da Band, que já tinha utilizado dessa estratégia. O que vimos foi um repeteco dos debates anteriores, mas com um diferencial, ele precisou ser mais agressivo e tentar incentivar seu público da extrema direita a fazer barulho, dando uma falsa impressão de que a virada dos votos está nas mãos de cada eleitor. Ledo engano, seu discurso de ódio o distancia cada vez mais do eleitor que não quer violência, muito menos segregações.

Lula voltou a pautar os mesmos temas dos últimos debates com dois pontos, dessa vez, possíveis de agregar pontos a seu favor.  O primeiro tema foi o plano que Paulo Guedes pretende aplicar no aposentado brasileiro. Segundo Guedes seria a “desindexação do salário-mínimo e dos benefícios previdenciários” traduzindo o economês, o beneficiário do INSS passaria a ganhar menos. O segundo tema é a corrida armamentista, temas novos que deixaram Bolsonaro nas cordas. 

Bolsonaro apresentou seu repertório de temas reprisados. Falou que Lula é amigo de Chaves, Fidel Castro, Maduro e tudo que não agrega; comentou sobre o petrolão; falou da condenação de Lula na operação Lava-Jato, enfim o mesmo repertório; sem esquecer, claro, do fórum de São Paulo e o risco que o Brasil corre de se transformar numa Venezuela. Argumentos limitados e muita das vezes, fantasioso.

Quem ficou até o final do debate aguardando um “gran finale”, se decepcionou. Presenciamos um debate acalorado, com raros momentos de destaque e poucas propostas de políticas públicas brasileira sendo apresentadas. Foi o mais do mesmo que já vinha sendo apresentado anteriormente. Bolsonaro não saiu desse debate com pontos positivos para sua campanha e Lula se manteve atento, oscilando em alguns momentos. Podemos concluir que ficamos com um empate. Agora é esperar o resultado das urnas no domingo. Bora votar Brasil, com consciência e amor a esse país!                    

Sobre Josué Bittencourt (1073 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: