ouça aqui: Trump acusa o Fed e Powell de criar inflação após manutenção da taxa de juros
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e o próprio Fed, alegando que eles “falharam em resolver o problema que criaram com a inflação” e realizaram um “trabalho terrível na regulação bancária”.
A declaração foi feita no Truth Social, poucos minutos após Trump afirmar que não era “apropriado falar sobre a decisão do Fed agora, nesta ocasião”.
O Federal Reserve decidiu manter a taxa de juros na faixa de 4,25% a 4,50% ao fim de sua reunião de política monetária da última quarta-feira (29), em linha com as expectativas do mercado. A decisão foi unânime entre os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).
Na semana passada, Trump declarou que “exigiria que as taxas de juros caíssem imediatamente”. Powell, no entanto, reforçou a importância da independência do banco central em relação a influências externas. O novo Secretário do Tesouro, Scott Bessent, endossou essa visão.
Crítico de longa data de Powell, Trump contestou a tradição da independência do Fed, alegando que o presidente dos EUA deveria ter influência sobre as decisões de taxa de juros. Durante sua campanha para retornar à Casa Branca, ele afirmou que não renomearia Powell quando seu atual mandato terminar em 2026, mas garantiu que não tentaria encerrar o mandato antecipadamente.
Já está disponível para venda na Amazon: https://a.co/d/0gDgs0S
