O Botafogo deu um grande passo rumo à sua primeira final de Copa Libertadores ao atropelar o Peñarol por 5 a 0 nesta quarta-feira (23), no Estádio Nilton Santos, em partida de ida da semifinal. Diante de quase 43 mil torcedores, o time de Artur Jorge construiu o placar elástico no segundo tempo, garantindo uma ampla vantagem para o jogo de volta.
Primeiro Tempo Truncado
O Peñarol, comandado por Diego Aguirre, adotou uma estratégia defensiva desde o início. A equipe uruguaia valorizou cada paralisação e tentou amarrar o jogo, com o goleiro Aguerre retardando as reposições e os jogadores aproveitando cada falta para ganhar tempo. Mesmo assim, o Peñarol conseguiu criar a primeira chance clara de gol aos 25 minutos, quando Pérez, após tabelar com Silvera, obrigou o goleiro John a fazer uma boa defesa.
Por outro lado, o Botafogo dominou a posse de bola, mas encontrou dificuldades para furar a defesa adversária, que se postou com uma linha de seis jogadores. Somente no final do primeiro tempo o Glorioso conseguiu ameaçar de fato, com o talento individual de Luiz Henrique, que criou duas boas oportunidades, mas não conseguiu converter.
Botafogo Deslancha no Segundo Tempo
Na segunda etapa, o panorama mudou completamente. Logo aos 5 minutos, Luiz Henrique, que antes havia tentado resolver na individualidade, fez um passe perfeito para Savarino, que abriu o placar com categoria, tirando de Aguerre: 1 a 0.
O segundo gol veio logo aos 10 minutos. Após cobrança de escanteio de Savarino, Igor Jesus escorou e o zagueiro Alexander Barboza, dentro da pequena área, fez o 2 a 0, para o delírio da torcida.
Com o Peñarol sem reação, o Botafogo seguiu pressionando. Aos 15 minutos, Luiz Henrique lançou Vitinho, que cruzou para Savarino marcar seu segundo gol da noite e ampliar para 3 a 0.
Show de Luiz Henrique e Igor Jesus
Aos 29 minutos, o Nilton Santos explodiu de vez. Luiz Henrique, em jogada de pura habilidade, encobriu o goleiro Aguerre com um toque genial, marcando o 4 a 0. A festa foi completa quando, aos 34, Igor Jesus fechou a goleada. Após um contra-ataque, ele finalizou de cabeça, após uma defesa parcial do goleiro uruguaio: 5 a 0.
Ampla Vantagem para a Volta
Com o resultado, o Botafogo tem uma vantagem massiva para o jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira (30), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. O Peñarol precisará vencer por cinco gols de diferença para forçar a decisão por pênaltis. Uma missão quase impossível diante da superioridade do time brasileiro.
Antes da partida decisiva pela Libertadores, o Botafogo ainda tem compromisso pelo Campeonato Brasileiro, onde defenderá a liderança contra o Bragantino, no sábado (26).
Botafogo 5 x 0 Peñarol
- Data: 23 de outubro de 2024
- Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
- Gols: Savarino (6’ e 15’/2ºT), Alexander Barboza (10’/2ºT), Luiz Henrique (29’/2ºT) e Igor Jesus (34’/2ºT)
- Renda e público: R$ 4.378.907,50 / 39.393 pagantes / 42.982 presentes
- Cartões amarelos: Luiz Henrique, Igor Jesus (Botafogo); Rodrigo Pérez (Peñarol)
Agora, o Glorioso se aproxima de uma inédita final de Libertadores, com grandes chances de fazer história na competição.

