⚖️ Carlo Ancelotti é condenado por fraude fiscal na Espanha durante tempo no Real
O italiano Carlo Ancelotti, atual técnico da Seleção Brasileira de Futebol, foi condenado a um ano de prisão na Espanha por fraude fiscal. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 9 de julho, por um tribunal de Madri, que afirma que o treinador não declarou adequadamente os rendimentos relacionados aos seus direitos de imagem em 2014, quando comandava o Real Madrid.
A Justiça espanhola esclareceu que, embora tenha sido condenado, Ancelotti não deverá cumprir pena em regime fechado, uma vez que, pela legislação do país, penas inferiores a dois anos para réus primários e sem envolvimento em crimes violentos não implicam detenção obrigatória.
Ancelotti treinou o Real Madrid em duas passagens: de 2013 a 2015 e depois entre 2021 e 2025, antes de assumir a Seleção Brasileira. Em 2015, o treinador havia sido absolvido de acusação semelhante, com o tribunal argumentando que ele não permaneceu tempo suficiente no país para se configurar como residente fiscal.
💶 Ministério Público chegou a pedir quase 5 anos de prisão
Em março deste ano, o Ministério Público da Espanha havia solicitado quatro anos e nove meses de prisão ao alegar que Ancelotti fraudou o fisco espanhol em cerca de 1 milhão de euros.
Na época, o treinador minimizou as acusações:
“Tenho total confiança na Justiça. Não estou preocupado com isso, mas é claro que se me disserem que eu fraudei, isso vai me chatear”, declarou Ancelotti.
🇧🇷 E agora, como fica na Seleção?
A condenação não afeta diretamente o cargo de Ancelotti na Seleção Brasileira, mas a repercussão internacional do caso traz à tona questões éticas que podem ganhar força à medida que se aproxima a disputa da Copa do Mundo. Até o momento, a CBF não se manifestou oficialmente sobre a sentença.
disponível para venda na Amazon: https://a.co/d/0gDgs0S
