Linkezine

Acarajé atravessa fronteiras e brilha no Festival Hola Rio em Punta del Este

Anúncios

 

O cheiro do dendê não conhece fronteiras. Em Punta del Este, entre o mar azul e o burburinho cosmopolita do verão uruguaio, foi ele quem anunciou a chegada de um Brasil ancestral, vibrante e resistente. No Festival Hola Rio, a chef carioca Rosa Perdigão apresentou ao público internacional o tradicional acarajé — patrimônio cultural do Rio de Janeiro desde 2023 — transformando cada porção em manifesto de memória e identidade.

À frente do Cheirinho de Dendê, Rosa participou do evento por meio do edital de internacionalização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ). Em parceria com o renomado restaurante Medio y Medio, referência gastronômica em Punta Ballena, a chef construiu uma ponte simbólica entre a culinária afro-brasileira e a alta gastronomia latino-americana.

Mais do que uma experiência sensorial, a presença de Rosa no festival representou o avanço do empreendedorismo negro feminino em espaços globais. “Levei não só a comida brasileira para o Uruguai, mas memória, legado e resistência. Cada prato servido carregava identidade”, afirmou. A receptividade calorosa do público reforçou a potência da cultura popular quando encontra novos territórios.

O Festival Hola Rio integra um projeto estruturado em três eixos: acordos de cooperação internacional, mobilidade artística e a realização do próprio festival em diferentes países. Após estrear em Madri, em 2023, e percorrer cidades colombianas em 2024, a terceira edição expandiu-se por Argentina, Chile e Uruguai entre o fim de 2025 e o início de 2026, reunindo mais de 160 artistas fluminenses em 35 grupos.

Para Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, o edital reafirma o compromisso de projetar a cultura do Rio além das fronteiras nacionais. O investimento superior a R$ 4,6 milhões nesta edição fortaleceu intercâmbios e consolidou laços culturais na América do Sul.

No prato dourado do acarajé, frito no ponto exato, há muito mais do que sabor. Há história de mulheres negras, de religiosidade, de resistência e de reinvenção. Em Punta del Este, o dendê encontrou novos olhares e novos paladares, mas manteve intacta sua essência.

Quando a gastronomia afro-brasileira ocupa o mundo, não é apenas a comida que viaja — é um país inteiro que se reconhece e se projeta. E o aroma ainda paira no ar, prometendo novos destinos.

 

Do Rio para o mundo: o sabor do dendê conquistando novos horizontes.  #CulturaBrasileira
#EmpreendedorismoFeminino

 

disponível para venda na Amazon:   https://a.co/d/0gDgs0

Sair da versão mobile