O trio de sucesso!
Dicas da Chef: O trio de sucesso!
Todos provavelmente em algum momento da vida já se depararam com aquela fome gigantesca e partiram pra aquele pastel maravilhoso, sequinho e mega recheado. O que vocês podem não saber é de onde ele veio, uns acreditam que é originário da China, versões do rolinho primavera, outros acreditam que é de origem europeia, devido a grande quantidade de receitas de massas assadas existentes por lá, e que a ideia de fritar surgiu na península Ibérica, ainda há aqueles que acreditam que os pastéis tenham sido adaptações da “gyosa” japonesa aos ingredientes brasileiros.
Teorias a parte, quando nós cariocas pensamos em pastel e em boteco, não tem como não pensar no Bar do Adão, bar especializado em pastéis, criado há mais de 20 anos no Grajaú, que caiu nas graças do Rio e hoje conta com mais de 10 lojas espalhadas pela cidade, e esta é minha dica de hoje.
Semana passada fui chamada para uma degustação e lançamento de uma harmonização dos famosos “pasteis do adão” e as cervejas artesanais da Bohemia inspiradas nos sabores do Brasil, a “Bela Rosa”, “Caá-Yari”,e a “Jabutipa”, no Bar do Adão de Copacabana, sob o comando do mestre cervejeiro Charleston Agrícola, uma noite com sabores incríveis e um papo maravilhoso.

Foto : Gustavo Neder
A degustação foi realizada da cerveja mais leve, pra mais intensa, então começamos com a “Bela Rosa”, uma “Witbier”, cerveja branca em alemão, feita de trigos mais leves, casca de laranja e coentro, e pra dar o toque brasileiro a nossa pimenta rosa, refrescante, é ideal para ser uma cerveja de entrada. Para harmonizar perfeitamente com ela, um maravilhoso pastel de camarão com creme de limão. Delicioso.
Seguindo a linha crescente de intensidades das cervejas, partimos pra “Caá-Yari”, uma “Belgian Blond Ale”, a favorita dos belgas, levemente adocicada e encorpada, que adicionada à erva mate com seu amargor, rendeu uma cerveja nacional incrível, e pra harmonizar com algo tão forte e complexo nada como a nossa boa e velha carne seca, colocada num pastel com alho poró e pimenta biquinho. Perfeitos um pro outro.

Foto : Divulgação
Para terminar nossa degustação chegamos à cerveja mais forte da noite, uma IPA, India Pale Ale, cerveja com mais lúpulo, o que lhe confere um amargou maior, que foi quebrado maravilhosamente bem pela Bohemia quando acrescida de jabuticaba, uma fruta tipicamente brasileira com um sabor intenso e adocicado. E quando achei que já tinha provado as harmonizações mais perfeitas da noite com a carne seca, eles aparecem com um pastel de linguiça caramelada na cerveja, mix de gergelim e cebola roxa, sem palavras. A cerveja sozinha não me agrada nem um pouco, por sua vez o pastel sozinho se comido em excesso pode ser até enjoado, mas os dois juntos parecem que foram feitos um pro outro!!! Que combinação perfeita, levou o prêmio de melhor da noite.
No final serviram a “Imperial”, uma cerveja criada em comemoração a reabertura da cervejaria, é uma cerveja mais “neutra”, com três tipos de malte e um lúpulo raro, pra mim foi a coringa, aquela que ficou boa com os 3 tipos de pasteis, pra aqueles que gostam mais de um sabor mais tradicional de cerveja esta é a perfeita.

Foto : Divulgação
O Adão está fazendo esses combos, que variam de R$19,80, com o “Trio Bossa Nova”, que são 6 pastéis, 2 de cada sabor, a R$37,90 que é o “Trio Bossa Nova” com uma “Imperial”.
O atendimento do Adão de Copacabana foi maravilhoso, o horário de funcionamento é de segunda à quinta de 17h à 1h, sexta de 17h às 2h, sábado de 16h às 2h, e domingo e feriado de 16h às 00h. E o endereço é rua Aires Saldanha, 13.
Pra aqueles que acham que pastel é só mais aperitivo banal, que não tem história e nem valor, essa casa tradicional está aqui para mostrar que o pastel vai muito além de uma massa frita com recheio, que dá pra ser bom fazendo coisa simples, e que aquela máxima de “o menos é mais” deveria ser seguida por todos, pasteis podem dar lucro e felicidade, quando bem feitos, bem trabalhados e principalmente quando não deixam de ser pastéis só porque harmonizam com cervejas.
Boa semana, e vamos comer pasteis!!
Deixe uma resposta