Os dois lados da tecnologia
Os dois lados da tecnologia
Em toda a sua existência, o homem sempre buscou inventar coisas com o intuito de facilitar a própria vida. Desde as primeiras invenções, ainda nos primórdios da humanidade, já ficava clara a sua inteligência e capacidade de modificar a natureza usando das mais diversas formas os recursos disponíveis.
Mas, afinal de contas, as tecnologias ajudam ou atrapalham? Dá para imaginar nossas vidas sem tantas facilidades e inovações? Desde a primeira revolução industrial, quando a produção em massa tornou-se uma realidade, o homem passou a se sentir ameaçado por uma máquina, que sozinha fazia o trabalho de vários. A modernização tornara obsoletos e até desnecessários vários cargos, automatizados e robotizados em nome da agilidade na produção, e passara a criar um sem número de novas possibilidades a seguir, principalmente no que tange aos processos digitais. Estes, por sua vez, abriram caminho para novos tipos de negócios; E para as grandes corporações, aumentaram o leque de serviços oferecidos, através do E-commerce, e sem a necessidade de grandes investimentos.

Foto : Divulgação
A internet passou de simples alternativa para uma solução óbvia, uma vez que ela se encontra cada vez mais presente em todos os aspectos e produtos que utilizamos, através da “internet das coisas”. A conectividade se desenha como um caminho sem volta, e só no Brasil, mais da metade da população está online e 71% da população se conecta pelo menos uma vez a cada hora para diversas finalidades. Mesmo com todos os gargalos ainda apresentados, a internet brasileira comporta vinte milhões de acessos por minuto, sendo 90% com celulares e apenas 10% através da internet fixa, que por outro lado, comporta maior volume de dados.

Foto : Divulgação
Internet, mobile, aplicativos, gadgets… Tudo isso está cada vez mais integrado às nossas vidas, possibilitando novos modelos de negócios e alternativas para atravessarmos momentos de turbulências econômicas, atendendo necessidades cada vez mais específicas da população que quer mais conforto e comodidade e fazendo tudo o que é possível através do toque de um dedo numa tela.
Deixe um comentário