Segredos revelados: Como proteger nossas informações na web ?

Foto : Divulgação

 

Num mundo cada vez mais conectado e com nossas cabeças sendo bombardeadas por informações o tempo todo, proteger dados sigilosos tornou-se uma tarefa cada dia mais difícil. O desafio de guardar informações longe dos olhares de pessoas com os mais variados objetivos tornou-se enorme para pessoas e corporações de todos os níveis. A todo momento lemos sobre vazamento de nudes de famosos e anônimos, dados de clientes de empresas usados por hackers e até mesmo espionagens a chefes de Estado poderosos.

Um dos grandes desafios enfrentados por empresas globais e governos é como proteger suas informações sigilosas e estratégicas dos olhares de curiosos com objetivos que vão desde seqüestro desses dados até mesmo terrorismo. E isso requer operações cada vez mais complexas por parte dos profissionais de TI, bastante requisitados para testarem a segurança de diferentes sistemas e criar métodos, que por algum tempo poderão ser suficientes, mas logo precisarão ser modificados para não serem desvendados pelos piratas da rede.

 

1 - crime_digital

Foto : Divulgação

Já nós, reles mortais, tentamos nos defender com o que temos, usando as ferramentas disponíveis, como antivírus atualizados e tomando cuidados redobrados. Sabemos perfeitamente o estrago pessoal e profissional que a revelação de algumas intimidades é capaz de fazer. Mas, que tipo de precauções devemos ter para protegermos nossa privacidade de invasores?

De acordo com a maioria dos especialistas, trocar de senha constantemente, evitar entrar em páginas de conteúdo pornográfico, tomar cuidado ao baixar conteúdos, que podem vir com vírus e spywers que se instalarão nos computadores e roubarão senhas e não aceitar amizades em redes sociais de perfis que não puderem ser checados. Ao fazermos compras pela internet, preferir sempre aqueles sites que conhecidos também é uma boa dica, pois alguns podem ser falsos e estarem apenas esperando que você digite sua senha e seu número de cartão de crédito para roubarem seus dados.

Computer Security

Foto : Divulgação

É claro que o bom senso é sempre um aliado que não deve ser ignorado para que não possamos nos arrepender depois. Aliás, a melhor maneira de guardar um segredo ou proteger uma informação é mantê-los bem longe da web.

Anúncios
Sobre Victor Hugo (18 artigos)
Victor Hugo Ximenes Descrição: Jornalista formado pela Universidade Candido Mendes, atua na área de produção de conteúdo e assessoria de comunicação para políticos e instituições. Atualmente cursa pós graduação em marketing digital na FGV. Apaixonado por música, aviação e fotografia, adora registrar rostos, paisagens e esporadicamente trabalha em eventos. Apesar do apreço pela tecnologia também é um crítico de como ela influencia no comportamento humano e se torna um vício que afasta as pessoas umas das outras e de si mesmas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: