Breaking News

Entrevista com Marcelo Itagiba

Foto : Josué Júnior / LinkeZine

Formado em Direito pela UFRJ, foi  delegado da Policia Federal . Entre outros cargos ocupados  foi Superintendente Regional da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro e Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Em 2006, foi eleito Deputado Federal pelo PMDB. Em 2 de outubro de 2009, mudou de partido e se filiou ao PSDB. Hoje continua seguindo em frente, olhando para o futuro e para a cidade do Rio de Janeiro e seus problemas.

 

 

Por Josué Júnior

 

Hoje a cidade do Rio de Janeiro vive um caos, onde o cidadão está atormentado dia e noite com a violência. O Sr já foi Secretário de segurança,  e deve ter uma ideia do que estamos vivendo hoje. A UPP foi precipitada, como o então Secretário de segurança  Roberto de Sá disse?

 

Itagiba:

 

Hoje a cidade do Rio de Janeiro vive um caos, onde o cidadão está atormentado dia e noite com a violência. O Sr já foi Secretário de segurança,  e deve ter uma ideia do que estamos vivendo hoje. A UPP foi precipitada, como o então Secretário de segurança  Roberto de Sá disse?

Itagiba :

 

O Governo Federal fez um aceno de envio de homens para ajudar na segurança do Estado. O senhor acredita que esse envio será suficiente? Se o senhor estivesse à frente da Secretaria de segurança, quais seriam suas estratégias para melhorar o caos no Estado e a retomada de confiança perante os cidadãos?

Itagiba:

 

 

Assistimos as vias públicas sendo atacadas à luz do dia, e vários ônibus  incendiados por causa de uma guerra de traficantes, para tomada de território, e tudo isso acontecendo em uma manhã,  deixando a cidade de cabeça para baixo. Esse episódio marcou o heroísmo da polícia do Estado do Rio de Janeiro que conseguiu evitar o pior para aquela região. Podemos dizer que chegamos ao fundo do poço com relação á segurança?  E até quando a policia do Estado do Rio de Janeiro vai continuar  vivendo dos seus bravos homens?

Itagiba:

 

 

Correndo por fora de toda barbárie do dia- dia do Estado do Rio de Janeiro, temos uma Lava Jato, onde um ex-governador está preso, recaindo sobre seus ombros graves denúncias. O impacto do assalto aos cofres públicos faz o cidadão fluminense sofrer. Para o senhor, o que muda no cenário para as próximas eleições e quais as lições deixadas?

Itagiba:

 

 

O Projeto de Lei com medidas contra a corrupção (PL 4850/16), prevendo casos de responsabilização de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade, é um tema que está correndo lado a lado com a Lava Jato, e toda a população olha com muita desconfiança. Qual sua posição com relação a esse tema?

Itagiba:

Com tantos delitos, nosso sistema carcerário está cada vez mais precário, com uma grave crise, e para deixar o cenário ainda mais complexo, as casas de custódia para os menores infratores, também estão em colapso. A política de só prender e encher as cadeias nunca funcionou. Para o senhor qual seria a solução para esse cenário?

Itagiba:

 

Se a iniciativa privada controlasse as cadeias, seria uma boa solução para essa crise?

Itagiba:

 

Para o ano de 2018, com a chegada de novas eleições, o senhor acredita que veremos um carioca respirando um pouco melhor sem tanta violência?

Itagiba:

 

 

 

 

Sobre Josué Bittencourt (1124 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

1 comentário em Entrevista com Marcelo Itagiba

  1. José Agnaldo Santos // 10/05/2017 às 3:32 pm // Responder

    Parabéns pela entrevista, ótima qualidade. Dr. Marcelo Itagiba é um homem inteligente, sério e experiente. Uma espécie de vade mecum da segurança pública. Gosto de suas análises.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading