Compra online: uma realidade cada vez mais comum

 

Comprar pela internet é até hoje encarado como um desafio para muitas pessoas. Para muitos, colocar num site seus dados pessoais, número de cartão de crédito e escolher corretamente um produto e ainda precisa esperar que o pedido chegue intacto e no prazo estipulado é algo desafiador.

Mas, que parecia inviável há alguns anos, torna-se cada vez mais comum no Brasil e no mundo e as compras online vão se popularizando por motivos que vão desde a ineficiência das lojas físicas até a comodidade em fazer uma compra sem sair de casa. Mas a segurança na hora da compra é o principal motivo que tem levado ao crescimento cada vez maior do e-commerce.

As empresas tem investido cada vez mais em tecnologia e segurança nos seus sites, que também estão mais fáceis de navegar, tornando a experiência do usuário cada vez melhor e gerando cada vez mais confiança para efetuar uma compra online. Em 2016, esse tipo de negócio movimentou U$ 1.915 trilhão e foi usado por mais de um bilhão e meio de pessoas*. Partindo do pressuposto que 50% da população mundial têm acesso a internet, o potencial de crescimento é enorme e investir nesse tipo de negócio torna-se cada vez mais estratégico para que as marcas continuem crescendo, aumentando suas vendas e suprindo as necessidades dos seus públicos.

Investimento cada vez maior na segurança

Uma das premissas do investimento no e-commerce é a segurança. Softwares antifraude e antivírus estão cada vez mais sofisticados e inseridos nos sites. Investimentos são cada vez maiores em tecnologia da informação para conhecer a fundo toda a base de clientes e também seus gostos pessoais, nível de satisfação com o todo o processo e os produtos adquiridos. Tudo com base nas compras, que para serem efetuadas, requerem diversas informações por parte dos clientes, que em contrapartida, possuem cada vez mais detalhes do produto que estão comprando e da empresa.

2 - compras-online-com-cartao-de-credito

Outro fator importante também tem sido cada vez mais estudado: a entrega. Para um país de dimensões continentais como o Brasil, com infraestrutura precária e Correios cada vez mais ineficientes, fazer com que um produto saia do ponto A e chegue ao ponto B torna-se um grande desafio. Para isso, empresas especializadas tem surgido e firmado parcerias com as vendedoras dos produtos, e com isso, as entregas chegam cada vez mais no prazo, aumentando o nível de satisfação com o serviço.

E caso algo dê errado, há canais específicos para todo tipo de relacionamento, permitindo ao comprador expor suas insatisfações e resolver seus problemas. Isso sem falar no prazo de desistência, que de acordo com o Código do Consumidor, o comprador tem até sete dias para desistir de uma compra feita pela internet, a contar do dia do recebimento do produto.4 - seguranca_online_netkeepers

O e-commerce ainda é um grande desafio devido a muitos fatores, mas torna-se cada vez mais solução para empresas de todos os tamanhos e segmentos, de cidades pequenas a grandes.  Até mesmo o habito provinciano do proprietário de um negócio em ficar encostado no balcão ou em pé na porta, pode ser trocado por mostrar a empresa para o público certo, através dos canais adequados. Pois para os consumidores, sair para fazer uma compra vai ser cada vez mais substituído pela comodidade de receber o produto em casa.

Anúncios
Sobre Victor Hugo (18 artigos)
Victor Hugo Ximenes Descrição: Jornalista formado pela Universidade Candido Mendes, atua na área de produção de conteúdo e assessoria de comunicação para políticos e instituições. Atualmente cursa pós graduação em marketing digital na FGV. Apaixonado por música, aviação e fotografia, adora registrar rostos, paisagens e esporadicamente trabalha em eventos. Apesar do apreço pela tecnologia também é um crítico de como ela influencia no comportamento humano e se torna um vício que afasta as pessoas umas das outras e de si mesmas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: