Setembro no CCBB/RJ

LONDON, ENGLAND - OCTOBER 11: Chinese Artist Ai Weiwei holds some seeds from his Unilever Installation 'Sunflower Seeds' at The Tate Modern on October 11, 2010 in London, England. The sculptural installation comprises 100 million handmade porcelain replica sunflower seeds. Visitors to the Turbine Hall will be able to walk on the work - which opens on October 12, 2010 and runs until May 2, 2011. (Photo by Peter Macdiarmid/Getty Images) *** Local Caption *** Ai Weiwei

Setembro no CCBB/RJ

 

Em setembro, a programação apresenta Ai Wei Wei Raiz, premiada exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei e Museum of Me, experiência audiovisual que utiliza inteligência artificial para interpretar a vida digital do visitante. Em cartaz os espetáculos O Pirotécnico Zacarias, no Teatro II, e Piquenique, no Teatro III. A mostra de cinema Anime: As Fantásticas Animações Japonesas encerra esse mês e dá lugar ao 10º Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol, seguido da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e do Festival Visões Periféricas 2019.

EXPOSIÇÃO

AI WEI WEI RAIZ
Até 04/11

2º andar e térreo
A maior exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei já realizada no Brasil, escolhida pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) como a melhor exposição internacional de 2018, chega ao Rio apresentando obras que representam a biodiversidade, a paisagem humana e a criatividade local, além de trabalhos icônicos do artista, considerado um dos principais nomes da cena contemporânea mundial. Parte das obras estará exposta no Paço Imperial e na Praça da Candelária.

Curadoria: Marcelo Dantas
Retire seu ingresso pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Classificação indicativa: livre

Entrada franca

DIÁLOGOS COM A PROGRAMAÇÃO – EXPOSIÇÃO AI WEIWEI RAIZ
25/09
Quarta – 18h30
Auditório 4º andar
O curador, Marcelo Dantas, conversa com o público sobre a obra do artista Ai Weiwei.
Entrada franca. Distribuição de senhas 1 hora antes.

MUSEUM OF ME

05 a 29/09

Térreo

Um mergulho imersivo na sua vida digital, somando-se uma explosão de cores, textos e imagens, aparentemente aleatórias. Mas eles são tão aleatórios? Em uma jornada audiovisual de aproximadamente 2 minutos, o visitante vivencia uma sensação de tirar o fôlego que mistura seu conteúdo real com uma dose de inteligência artificial em uma experiência exuberante.

Classificação indicativa: 10+

Entrada franca

DIÁLOGOS COM A PROGRAMAÇÃO – INSTALAÇÃO MUSEUM OF ME
04/09
Quarta – 18h30
Auditório 4º andar
Realização de palestra sobre a instalação Museum of Me com o tema “Arte, Inovação, Tecnologia e uma pitada de Arquitetura.”, a ser ministrada pelo arquiteto Marcelo Pontes.

Entrada franca. Distribuição de senhas 1 hora antes.

 

EXP MUSEUM OF ME © Renato Mangolin

TEATRO
O PIROTÉCNICO ZACARIAS
Até 16/09
Quinta a segunda – 19h30
Teatro II
A nova montagem do grupo teatral mineiro Giramundo aproxima o teatro de bonecos do cinema e da animação, integrando imagens reais e pré-gravadas no palco. Marionetes, máscaras, sombras e filmes, imersos no realismo mágico de Murilo Rubião, questionam a possibilidade de compreensão da realidade e comemoram 100 anos de nascimento do autor.

Direção-geral e roteiro adaptado: Marcos Malafaia. Atores marionetistas: Antônio Rodrigues, Beto Militani, Camila Polatscheck e Fabiola Rosa.

Classificação indicativa: 16+
Duração: 75 minutos
Ingressos: R$30

PIQUENIQUE
01 a 29/09
Sábados e domingos – 15h00 e 17h00
Teatro III

De forma poética, a peça conta a história de uma cozinheira jovem, bondosa, forte e inteligente que luta contra o cruel vilão Testa de Ferro, quando percebe que tudo a sua volta está morrendo por conta de uma fábrica de canhões que despeja lixo na natureza. A fábula se desenvolve em torno de uma mesa de piquenique, entre temperos, sombras e canções. Um espetáculo para toda a família que convida o público a construir, junto com os atores, as imagens dessa aventura.
Elenco: Carolina Pismel e Paulo Verlings. Direção: Flavio Souza. Dramaturgia: Marcéli Torquato e Flavio Souza. Direção musical: Guilherme Miranda.
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$30

MÚSICA
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar)
Quartas-feiras – 12h30
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

CINEMA
ANIME: AS FANTÁSTICAS ANIMAÇÕES JAPONESAS 
Até 02/09
Quarta a segunda
Cinema I
A mostra explora a diversidade de temáticas e gêneros presentes no anime, estilo de animação por meio do qual a cultura japonesa atravessou o mundo. A programação tem entrada franca e conta com filmes emblemáticos, como Ghost in The Shell, Pokémon e Akira.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura.
Curadoria: Juliana Melo.
Classificação indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca

CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL 10 ANOS
06 a 09/09
Quarta a segunda
Cinema I
O único festival de cinema do Brasil, e pioneiro na América Latina, inteiramente dedicado à exibição de filmes sobre futebol comemora 10 anos de existência ratificando sua trajetória como referência nos circuitos nacional e internacional de festivais de cinema esportivo.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura.
Curadoria: Antonio Leal.
Classificação indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca

8ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL
11 a 23/09
Quarta a segunda
Cinema I
O projeto apresenta filmes e debates que discutem as questões ambientais que permeiam as sociedades contemporâneas.
Confira a programação no fôlder da mostra e nos sites bb.com.br/cultura e ecofalante.org.br.
Curadoria: Francisco Cesar Filho.
Classificação indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca

FESTIVAL VISÕES PERIFÉRICAS 2019
25 a 29/09
Quarta a segunda
Cinemas I e II
O projeto estimula a produção audiovisual brasileira e latino-americana, contribuindo para o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual. A programação é composta por mostras competitivas e não competitivas.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura.
Curadoria: Júlia Levy, André Sandino e Emílio Domingos.
Classificação indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca

Sobre Josué Júnior (252 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: