Breaking News

Novembro no CCBB/RJ

Venha conferir a programação no CCBB/RJ, no mês de Novembro. Tem algumas novidade e continua a exposição do Egito Antigo.

 

EGITO ANTIGO – DO COTIDIANO À ETERNIDADE

Até 27/01

1º andar e Térreo

Em comemoração aos 30 anos do Centro Cultural, apresentamos uma exposição inédita sobre o Egito Antigo, considerada uma das maiores civilizações da história da humanidade. Por meio de um amplo panorama sobre o cotidiano, a religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade, o recorte reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo, além de instalações cenográficas e interativas que permitem uma viagem ao tempo dos faraós.

 

Curadoria: Paolo Marini e Pieter Tjabbes

Classificação indicativa: livre

 

Entrada franca

 

Retire seu ingresso pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

 

 

VAIVÉM

 

27/11 a 17/02

 

2º andar e térreo

A exposição investiga as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade nacional no Brasil com cerca de 300 obras de coleções públicas e privadas. Caracteriza-se pelo caráter trans-histórico, reunindo artistas de distintos contextos sociais, diferentes períodos e regiões do País, que refletem sobre permanências, rupturas e resistências na representação e nos usos das redes de dormir na arte e na cultura visual brasileiras.

 

Curadoria: Raphael Fonseca

Classificação indicativa: livre

 

Entrada franca

 

EXP He Xie, 2011 _ Cortesia Ai Weiwei Studio-1

 

Retire seu ingresso pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

 

TEATRO

QUANDO AS PESSOAS ANDAM EM CÍRCULOS

 

Até 24/11 – 19h30

 

Quinta a segunda

 

Teatro II

 

A trama acontece em uma balada, onde os personagens precisam enfrentar questões pessoais que geram tensões e ameaças constantes, ao mesmo tempo que a iminência de um atentado terrorista põe em risco a segurança de todos os jovens presentes na festa.

 

Texto e dramaturgia: Daniel Belmonte e Gustavo Bicalho; Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves; Elenco: Bruno Jablonski, Cirio Acioli, Igor Orlando, Isis Pessino, Júlia Bruck, Leonardo Bianchi e Mag Pastori.

 

Duração: 70 minutos

 

Classificação indicativa: 16 anos

 

O AMOR NOS TEMPOS DA BOSSA NOVA

 

Até 17/11 – 19h

 

Quarta a segunda

 

Teatro I

 

Comédia musical que mistura romance e irreverência, ao som de 18 canções especialmente selecionadas entre clássicos da bossa nova.

 

Texto: Aloísio de Abreu; Direção: Walter Lima Junior; Elenco: Iza Eirado e Aloisio de Abreu.

 

Duração: 75 minutos

 

Classificação indicativa: 10 anos

 

VAMOS COMPRAR UM POETA

 

Até 08/12 – 11h e 16h

 

Sábado e domingo

 

Teatro II

 

Musical infanto-juvenil que se passa em uma cidade inventada, onde todos vivem uma vida materialista e absolutamente racional. Tudo corre rigidamente numerado, calculado e contabilizado, até que uma menina propõe ao pai a compra de um poeta, já que nessa cidade as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A partir daí, transformações estranhas começam a acontecer, como a observação da beleza e das borboletas e a valorização das ações desinteressadas e dos abraços afetuosos.

 

Texto: Afonso Cruz; Adaptação: Clarice Lissovsky; Direção musical: Ricco Vianna; Direção: Duda Maia; Elenco: Letícia Medella, Luan Vieira e Sérgio Kauffmann.

 

Duração: 60 minutos

 

Classificação indicativa: Livre – indicado para maiores de 5 anos.

 

NASTÁCIA

 

Até 22/12 – 19h30

 

Quarta a domingo

 

Teatro III

 

Humilhada pelo milionário Totski, Nastácia, mulher dotada de uma beleza ímpar, é submetida a um verdadeiro leilão na noite do seu aniversário. A encenação faz parte do primeiro capítulo da obra “O Idiota”, de Dostoiévski. O cenárioinstalação, assinado por Ronaldo Fraga, também possui videoarte do cineasta Cao Guimarães, sendo aberto à visitação do público de quarta a domingo, a partir das 9h.

 

Texto e dramaturgia: Pedro Brício; Direção: Miwa Yanagizawa; Elenco: Flávia Pyramo, Ricardo Kosovski e Odilon Esteves: Instalação: Ronaldo Fraga; Videoarte: Cao Guimarães.

 

Duração: 90 minutos

 

Classificação indicativa: 14 anos

 

 

MÚSICA

MADRUGADA NO CENTRO – #CCBB30ANOS

23/11 – Diversos horários

Sexta

Área externa

O projeto segue apostando na pluralidade sonora: a Festa Disritmia assume o comando das picapes com muita brasilidade. Em show inédito na cidade, a banda Afrocidade embarca com sua energia baiana para esquentar o palco. E fechando com chave de ouro, o Bloco Agytoê se apresenta em celebração à exposição EGITO ANTIGO – DO COTIDIANO À ETERNIDADE.
Curadoria: Daniela Paita

Classificação indicativa: de acordo com a programação.
MÚSICA NO MUSEU

Sala 26 (4º andar)

Quartas-feiras – 12h30

O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br

Curadoria: Sérgio da Costa e Silva

Classificação indicativa: livre

Entrada franca

 

CINEMA

FESTIVAL ASSIM VIVEMOS – 9ª EDIÇÃO

Até 04/11

Quarta a segunda

Cinema I

A mostra reúne produções audiovisuais nacionais e internacionais que tratam do tema da deficiência sob a ótica da inclusão e da autonomia. São filmes nas categorias ficção, documentário e animação, todos sobre pessoas com deficiência, visando a montar um conjunto de experiências positivas e pioneiras, trazidas de vários lugares do mundo. O projeto é pioneiro na disponibilização dos recursos de acessibilidade comunicacional no Brasil, tendo introduzido no país a audiodescrição em filmes.
Curadoria: Lara Pozzobon e Gustavo Acioli.

Entrada franca.

 

Classificação indicativa de acordo com o filme.

 

GALERIA DE VALORES

Museu Banco do Brasil – 09 às 21h

Quarta a segunda

Exposição de longa duração que apresenta a trajetória da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de 2 mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil. Venha conhecer materiais curiosos que já foram ou continuam sendo usados como dinheiro!

Curadoria: Denise Mattar

 

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA

Museu Banco do Brasil – 09h às 21h

Quarta a segunda

Exposição de longa duração que apresenta os 210 anos do Banco do Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do país. As quatro salas mostram a linha do tempo de 1808 até os dias atuais, destacando os acervos museológico e arquivístico do Banco do Brasil. Outros três ambientes apresentam a sala do secretário, a sala do presidente e a biblioteca, utilizadas pela Direção Geral do Banco do Brasil até a transferência da Capital do Rio para Brasília, em 1960.

 

Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio

 

ARQUIVO HISTÓRICO

6º andar – 10h às 19h

Segunda, quarta, quinta e sexta

Acervos arquivístico e audiovisual do Banco do Brasil e da Memória CCBB para pesquisa e consulta dos estudantes e público em geral. Atendimento com agendamento telefônico prévio no 3808-2353.

CCBB EDUCATIVO

1º andar

Quarta a segunda – 09h às 21h

O programa Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência,

criação, investigação e reflexão para todos os públicos, garantindo acesso

amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade. Agendamentos para

grupos, escolas, instituições e pessoas com deficiência: agendamentorj@

ccbbeducativo.com. Mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com.

Programação completa e inscrições em: ccbbeducativo.com.

 

Destaque do mês | Dia Nacional da Alfabetização

 

Nossa programação celebra a data com contação de histórias, troca de livros e incentivo à leitura na primeira infância, além do Curso Transversalidades, para educadores, que tratará de publicações pedagógicas para crianças.

 

Serviços

Confeitaria Colombo – Casa de chá

2° andar

Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária.

 

Restaurante e Cafeteria Lilia

Térreo

A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e no mezanino, de 11h30 às 15h, o restaurante traz opções para o almoço.

 

Livraria da Travessa

Térreo

É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.

 

Mais Informações

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Quarta a segunda, das 9h às 21h.

Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h

Sobre Josué Bittencourt (1124 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

2 comentários em Novembro no CCBB/RJ

  1. Silvia Regina Lopes De Moura // 31/10/2019 às 11:02 am // Responder

    Adorei as dicas Júnior!Grata!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading