Breaking News

Coronavírus

 

 

Coronavírus é primo do SARS Síndrome Respiratória Aguda Grave), contaminou centenas de pessoas em Whuan, na China. Leo Poon é virologista da Universidade de Hong Kong, e foi o primeiro a identificar o vírus. Em sua pesquisa ele acredita que a origem do vírus é animal.

Segundo Leo Poon: “O que sabemos é que causa pneumonia e, em seguida, o paciente não responde ao tratamento com antibióticos, o que não é surpreendente”.

Para os especialistas não fica claro se ele é mortal ou não; o que se sabe é que até agora ele tem uma taxa de mortalidade menor do que MERS e SARS, siglas para doenças que se tornaram epidemias. Alguns especialistas acreditam que só o tempo de surto poderá determinar se ele é mais mortal.

Nota Oficial do Ministério da Saúde

O que é o novo coronavírus?

É um novo vírus, chamado de novo coronavírus – nCoV-2019 –, que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus. Foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China. Até o dia 30 de janeiro, segundo a Organização Mundial da Saúde, atualmente, são mais de oito mil casos registrados em 18 países, o que mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção e tratamento. No Brasil, até 31 de janeiro, são 13 casos suspeitos em investigação no momento para novo coronavírus, mas nenhum deles foi confirmado.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

  • O Ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação junto à OMS, que acompanha o assunto desde as primeiras notificações, em 31 de dezembro de 2019.

 

 

 

Aqui no Brasil estamos vivendo uma incerteza, sendo que a cada dia aumentam as suspeitas de casos nas coletas. Mas até agora são só suspeitas, e o que se tem de certeza é que estamos perto do Carnaval, e o Ministério da Saúde faz diariamente um balanço dos casos que chegam para ser analisados. Nosso presidente não faz aceno para resgatar os doentes brasileiros que estão em Whuan, com o discurso que o compromisso que ele tem é com a população brasileira aqui em solo brasileiro. Por essa razão, até o momento, ele vê perigo no resgate dos brasileiros que estão na China. Aqui no Rio a FioCruz libera essa nota oficial:

Nota Oficial da Fiocruz

Dos casos suspeitos divulgados pelo Ministério da Saúde em 31 de janeiro, a Fiocruz confirma o recebimento, até o momento, de amostras dos estados de Santa Catarina e Paraná.
O material está sendo processado para patógenos respiratórios, incluindo os coronavírus. Os resultados serão divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).

 

O que se espera é que o Brasil siga todos os protocolos que a OMS aconselha, e que se existir algum caso já em andamento, que possa ser sanado rápido e sem contaminação da população. O Carnaval está na porta, e mesmo o Ministério da Saúde divulgando que não há perigo iminente de contaminação durante esses dias de grande aglomeração, creio ser importante todos estarem atentos e os cuidados redobrados. Espero que esse vírus não tome dimensão de surto aqui no Brasil. Agora vamos aguardar as próximas notícias sobre essa epidemia que tem ocorrido nos países onde o inverno está no auge.

 

 

Sobre Josué Bittencourt (1122 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading