Breaking News

                 Rock Brasil 40 anos

Cada roqueiro brasileiro que vivenciou os anos 80…

Foto : Felipe Costa

                             

O Rock brasileiro celebra, a partir do dia 6 de Outubro, 40 anos de existência e resistência. Quando a lona do Circo Voador começou a ser erguida na praia do Arpoador/RJ em 1982, começou também a história do Rock brasileiro, onde todas as bandas que fizeram sucesso passaram por lá. Os anos 80 foi uma década de transição política no Brasil, e o Rock com sua irreverência apresentava essa nova década, com dois poetas: Renato Russo e Cazuza, jovens irreverentes e debochados. Era um rolo compressor nas cabeças dos caretas que teimavam em resistir com a premissa de que o Rock não era música, era gritaria. Hoje vemos que o Rock brasileiro é poesia irreverente; o rock ajudou uma geração a acordar para a democracia e para valores que eram escondidos por debaixo do tapete.   

Cada roqueiro brasileiro que vivenciou os anos 80, guarda na lembrança com muito orgulho alguns momentos como o que vivenciei. Lembro como se fosse hoje, os shows a que assisti do Festival Alternativa Nativa em 1988, no Maracanazinho. Das bandas Legião Urbana e Titãs, os shows com a formação completa das duas bandas, incluindo Renato Rocha (Legião Urbana) no baixo e Charles Gavin (Titãs) com os cabelos pintados.

Legião Urbana:

Ainda bem que existe o Youtube para guardar essa pérola de um momento importante para a história de nosso rock, e de todos que ali estavam, inclusive eu. O CCBB resgata esses momentos memoráveis com uma grande exposição que começou no dia 06 de Outubro de 2021, e vai até 05 julho de 2022. O CCBB do Rio, São Paulo e Minas terão vários eventos acontecendo; são exposições de fotos, vídeos, peças de teatro e pocket shows, com todas as bandas que fizeram essa história.

Aqui no Rio já tivemos apresentações de várias bandas e músicos. O Barão Vermelho, Kiko Zambianchi e Dinho Ouro Preto passaram pelo palco nas datas dos dias 16/10/2021 e 17/10/2021, levantando a galera que estava presente, mesmo com o mal tempo e chuva.

Foto: Ricardo Nunes
Foto : Diego Padilha
Foto : Felipe Costa
Foto Diego Padilha

Para quem estiver interessado em conhecer um pouco mais da história do Rock Brasil ainda dá tempo. 

Bora relembrar o passado, pensando no presente e projetando o futuro!!          

                                     #RockBrasil40    

Sobre Josué Bittencourt (1124 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

2 comentários em                  Rock Brasil 40 anos

  1. Thank You. Greetings from me. Rock is great.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading