Esporte e consciência social

Escola Rexponsa abre um leque de possibilidades de trabalhos com os jovens, que antes ficariam restritos as opões de bodysurf e bodyboarding….

A Escola Rexponsa iniciou suas atividades em 2017, na praia de Ipanema, com o objetivo de atender alunos que desejavam praticar bodysurf e bodyboarding. Em pouco tempo de funcionamento a demanda de alunos cresceu e com ela, a procura por outros esportes. Rafael Ramos, cocriador da escola, ressalta que a princípio o projeto foi criado para atender alunos de bodysurf e bodyboarding. Com o passar do tempo, essa formatação precisou ser modificada para atender a molecada com outros perfis. Chegaram, nesse segundo momento, outras atividades como: surf, trilha, educação ambiental, altinha, yoga, empreendedorismo, autodesenvolvimento coletivo e individual.

Com esse novo desenho, a Escola Rexponsa abre um leque de possibilidades de trabalhos com os jovens, que antes ficariam restritos as opões de bodysurf e bodyboarding.

Essa percepção de trabalho abre passagem para a educação ambiental, tão importante na formação do cidadão, além de ajudar os jovens a pensarem fora da caixa e perceber seu papel na sociedade. Este trabalho reflete exemplos, como: não jogar lixo nas encostas, não jogar guimba de cigarro no chão, não deixar o lixo exposto e tentar separar o lixo, para a coleta seletiva.  Enfim, são ações diárias que formarão um adulto consciente que irá melhorar nosso ambiente, seja ela em nossa casa, no nosso trabalho ou até mesmo nas ruas. 

No Brasil, quando os japoneses estiveram nas Olimpíadas e na Copa do Mundo, foram registradas imagens com bons exemplos. Ao encerrar cada partida, os torcedores japoneses recolhiam o seu próprio lixo, mantendo o ambiente limpo. São exemplos positivos de países como o Japão, que faz a diferença. E, dessa forma que se inicia uma consciência ambiente e social, afinal, quando produzimos um lixo, nada mais justo que demos o seu devido fim. É dessa forma que nasce, na sociedade, uma geração que respeita o ambiente, seja ele sua casa, trabalho, bairro, cidade ou país.  

A Escola Rexponsa faz essa ligação através do projeto da ONU “Clean Up the World”, ou traduzindo, “DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS”. Os professores e alunos da escola, nesse dia, abraçam a causa, limpando a praia de Ipanema. Quem pensa que o trabalho termina na praia está enganado, eles sobem algumas comunidades próximas à Ipanema, catando lixos de vielas e de outros acessos, mostrando assim a necessidade e a importância de se preservar o ambiente limpo, frutos de uma boa educação ambiental.

Esse é o diferencial da Escola Rexponsa! Ela consegue unir o asfalto e a comunidade, mostrando para grande parte da população que para eles, não existe cidade partida e sim um núcleo único integrando, torcendo pelo bem dessa cidade. Assim, a mensagem de preservação do meio ambiente, através da educação ambiental, pode chegar a todos.

Venham conhecer o trabalho da Escola Rexponsa!    

Instagram : @escolarexponsa  

Sobre Josué Júnior (642 artigos)
Josué Júnior, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: