Breaking News

Atelier Sanitário promove visitas mediadas e apresentações na Gamboa

Dando prosseguimento às atividades do processo Residências Artísticas no Atelier Sanitário, rumo à etapa final do projeto, o educador David Alfredo conduzirá os visitantes por três visitas mediadas, a partir da exposição Margens Plácidas, que fica em cartaz até o dia 22 de fevereiro.

O projeto promovido pelo Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, contemplado pelo Edital Retomada Cultural RJ2, visa estimular o desenvolvimento da produção artística e teórica, contribuindo para a cena artística carioca, especialmente na Gamboa. Como parte do Edital Retomada Cultural RJ2, as propostas (de produção artística ou pesquisa teórica) tem como mote ou ponto de diálogo discussões e reflexões sobre o Bicentenário da Independência do Brasil e conta com a curadoria de Fernanda Lopes.

No dia 4 de fevereiro, às 16h, o educador abrirá com o tema “Seus Grilhões não nos forjaram”, do artista André Vargas. “Nessa visita mediada, que se inicia na exposição, conversaremos sobre as conexões entre as frases propostas pelo artista André Vargas e a construção das identidades culturais da Pequena África enquanto caminhamos até o Largo São Francisco da Prainha, identificando fatos e saltos históricos na região e que constroem a independência do povo negro brasileiro”, comenta David.

No sábado seguinte, dia 11, a programação começa mais cedo com a apresentação da artista mineira Sara Mosli, apresentará a Oficina Fanzine, às 14:30h, trazendo alguns conceitos básicos para compor uma publicação independente, ou fanzine: quais são os tipos básicos de encadernação, o que é espelhamento, hierarquia, etc. Apresentará ainda o mimeógrafo e a máquina de escrever, e então cada um fará um tipo básico de fanzine: orientará os visitantes cada pessoa a fazer o que quiser. E para finalizar com chave de ouro, às 16h, será a vez de visita mediada por David Alfredo abordar o tema “Aterro ou soterramento?”, da pesquisadora Gisella V. Mello. “A visita, que tem início na exposição, propõe investigar o que a seleção proposta por Gisella V. Mello, a partir da Coleção Geyer, encontra paralelo com o que podemos encontrar na geografia e na memória do bairro da Gamboa e qual é o legado de independência registrado tanto na centenária Coleção, quanto no bairro centenário”, esclarece o educador.

Dia 15, às 16 horas,será apresentado, no MUHCAB, o vídeo performance Rio de Lazareto, criado pelo artista André Vargas, no decorrer da residência e que trata sobre o apagamento de lugares emblemáticos da história afrodiaspórica no território brasileiro.

E, finalmente, no dia 18, às 16h “A Invenção e as Revoluções”, da artista Sara Mosli, será o mote da visita. “A partir da leitura e discussão sobre a proposta artística de Sara Mosli, partiremos em direção ao Jardim Suspenso do Valongo e, assim, dialogando sobre as independências ainda pendentes para uma liberdade efetiva das pessoas brasileiras e não apenas em âmbito institucional, completa David.  

Sobre David Alfredo

Educador em diferentes museus da região metropolitana do Rio de Janeiro desde 2010, passou por museus e centros culturais como ABL, CCBB-RJ, MAM-RJ e Museu do Amanhã, com ênfase em aproximação das artes e ciências.

Desde 2015, trabalha na divulgação científica, elaboração e acompanhamento de projetos e construção de narrativas e reflexões sobre meio ambiente, trabalho, educação e responsabilidade política e sócio-ambiental com crianças, adolescentes, jovens e idosos.

Todos os eventos serão gratuitos, transmitidos pelas redes sociais do Atelier Sanitário e contarão com a presença da comunidade local e artística. “Um dos objetivos fundamentais deste projeto, é colaborar com a formação e desenvolvimento artístico e intelectual dos residentes, incentivando a crescente e necessária produção cultural contemporânea, não só da cidade, mas também do bairro da Gamboa e da região da Pequena África, reafirmando a importância dos projetos culturais da região”, celebram Daniel e Leandro. Os projetos contam com patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.

Sobre o Atelier Sanitário

Coletivo, fundado em 2016, está situado na região da Gamboa, Rio de Janeiro. É um espaço de formação, trabalho e convivência gerido coletivamente por um grupo de artistas, curadores e pesquisadores. Além de funcionar como um atelier propriamente, o A.S. promove oficinas, exposições, feiras de publicações independentes, cineclube e apresentações musicais – estabelecendo-se como Centro Cultural Autônomo. Também produz a Água Sanitária, cerveja caseira, revolucionária, fomentadora de cultura.

                                                                                                       Visitas Mediadas Margens Plácidas

Dias 4, 11 e 18 de fevereiro, às 16 horas
Exposição Margens Plácidas
De 6 de janeiro a 22 de fevereiro de 2023, no Atelier Sanitário

Rua Pedro Ernesto, 56 – Gamboa

Visitação com agendamento via

http://www.instagram.com/ateliersanitario
ou ateliersanirario.residencias@gmail.com 

Sobre Josué Bittencourt (1124 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading