Breaking News

Caos no Parlamento da Sérvia: Bombas de Fumaça e Conflitos Deixam Parlamentares Feridos

Conflitos violentos marcaram uma sessão do Parlamento sérvio, onde bombas de fumaça e sinalizadores foram lançados, deixando três parlamentares feridos. A crise política se intensifica em meio a protestos contra corrupção e disputas sobre a renúncia do primeiro-ministro.

Caos no Parlamento da Sérvia: Bombas de Fumaça e Conflitos Deixam Parlamentares Feridos

O Parlamento da Sérvia se transformou em um verdadeiro campo de batalha nesta terça-feira (4). Em meio a uma sessão marcada por tensão e acusações, bombas de fumaça e sinalizadores foram lançados dentro do plenário, resultando em pelo menos três parlamentares feridos, um deles gravemente. As cenas caóticas evidenciaram o clima de instabilidade política que assola o país.

O tumulto começou quando membros da oposição iniciaram protestos dentro do Parlamento, exibindo cartazes com a frase “A Sérvia se levantou para que o regime caia!” e apitando em meio à sessão. Do lado de fora, centenas de manifestantes também pressionavam o governo. O motivo do embate? A votação de uma lei para ampliar o financiamento da educação universitária, que, segundo a oposição, escondia manobras ilegais do governo para aprovar outras medidas sem a devida formalização da renúncia do primeiro-ministro, Milos Vucevic.

Imagens do plenário mostraram cenas de confronto, com parlamentares arremessando ovos e garrafas de água. A parlamentar Jasmina Obradovic foi uma das vítimas do caos, sendo levada às pressas para o hospital. O incidente gerou reações imediatas: a presidente do Parlamento, Ana Brnabic, classificou os opositores como uma “gangue terrorista”, enquanto o ministro da Defesa, Bratislav Gasic, chamou o episódio de “uma vergonha para a Sérvia”.

O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, visitou Obradovic no hospital e reforçou sua posição ao lado do governo. “Jasmina vencerá, a Sérvia vencerá”, publicou em seu Instagram.

Protestos e crise política

A explosão de violência no Parlamento reflete uma crise mais profunda na Sérvia. Há meses, protestos anticorrupção tomam as ruas do país, impulsionados por um escândalo que ganhou força em novembro, quando o desabamento de uma estação de trem em Novi Sad deixou 15 mortos. Para muitos, a tragédia expôs o nível de corrupção e negligência dentro do governo.

Os estudantes, principais protagonistas das manifestações, reivindicam mais investimentos na educação e o fim da corrupção desenfreada. Apesar da renúncia do primeiro-ministro em janeiro, a oposição exige a formalização dessa decisão e a instalação de um governo de transição, garantindo eleições livres e justas. No entanto, o Partido Progressista Sérvio, liderado por Vucic, resiste a essa mudança e mantém seu controle sobre o poder.

Com o país mergulhado em uma crise política sem precedentes, a cena caótica do Parlamento pode ser apenas um prenúncio de novos confrontos. A tensão segue alta, e a Sérvia encara um momento decisivo para seu futuro político.

 

disponível para venda na Amazon:  https://a.co/d/0gDgs0S

Sobre josuejr54 (4382 artigos)
Josué Bittencourt, carioca, pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Atua no mercado com sua empresa Arte Foto Design é proprietário do site de conteúdo Linkezine. Registro Profissional: MTb : 0041561/RJ

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading