Rio debate Cultura Viva e Justiça Climática no VII Fórum Estadual
Evento reúne rede em formato híbrido
A semana começou com telas acesas e microfones abertos para quem faz cultura na base. Desde segunda-feira (23/02), o Rio de Janeiro realiza o VII Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, encontro que articula organizações comunitárias certificadas como Pontos e Pontões de Cultura em torno de um tema urgente: “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”.
Em formato híbrido, o fórum promove debates online até quinta-feira e reserva para sábado (28) o encerramento presencial, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, a partir das 10h. No encontro final, serão deliberadas propostas e eleitos os delegados que representarão o estado no 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.
A edição conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SececRJ) e amplia o debate para outros eixos estratégicos, como o Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos dez anos, a governança da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e a relação entre Cultura Viva, trabalho e sustentabilidade da criação artística.
Segundo a secretária Danielle Barros, o diálogo entre poder público e sociedade civil é central para fortalecer a política cultural. Ela destaca que, nos últimos anos, houve ampliação da rede estadual por meio de fomento direto e mapeamento permanente, com base em indicadores e diagnósticos.
Os números reforçam essa expansão. Atualmente, o estado soma cerca de 1.260 Pontos de Cultura cadastrados no Ministério da Cultura — crescimento superior a 470% em dois anos. O avanço está ligado aos investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e ao Convênio nº 368/2007. Apenas em 2024, mais de R$ 19 milhões foram operacionalizados para a rede, contemplando cerca de 370 propostas por meio dos editais Prêmio Asas e Raízes e Saberes.
Além do financiamento, os editais tiveram caráter certificador, ampliando o reconhecimento formal de coletivos e instituições culturais. Para Thiago Sales, assessor-chefe de Cultura e Sociedade da SececRJ, a Rede Cultura Viva RJ já é a segunda maior do país, representando 11,71% do total nacional — resultado de uma gestão compartilhada entre estado, municípios e sociedade civil.
O fórum estadual funciona como etapa preparatória para o 5º Fórum Nacional, que ocorrerá dentro da 6ª Teia Nacional, entre 24 e 29 de março de 2026, em Aracruz (ES). Até lá, as discussões seguem ecoando. Em pauta, não apenas políticas culturais, mas o papel da cultura como ferramenta de transformação social e resposta às urgências climáticas.
Cultura de base, diálogo e clima no centro do debate. O RJ em movimento. 🌎✨ #CulturaViva
#JustiçaClimática
disponível para venda na Amazon: https://a.co/d/0gDgs0


Deixe uma resposta