O que é ser homem nos dias de hoje?

É com muita alegria que estreio minha coluna neste espaço. Jornalista e profissional das Letras, ler e escrever para mim é algo que transcende uma simples paixão, é uma necessidade! Entre palavras, linhas e parágrafos, despejo no papel ou numa tela em branco as leituras que faço da vida. Além disso, sou um cara movido a desafios e estar aqui hoje, apresentando-me a todos vocês para essa nova empreitada, significa abrir novos caminhos. O convite da equipe do Versão Masculina  foi, na verdade, o ato unificador de uma parceria que já vinha sendo desenhada há tempos e que só agora se concretizou (e que bom que foi assim)! Nos acertos finais, como jornalista, perguntei: qual a temática da coluna? Sobre o que você quiser falar em relação ao universo masculino, foi a resposta!

Fiquei, então, a pensar no que eu poderia escrever para o meu texto de estreia sobre o assunto. Nem precisei pensar muito para que o primeiro texto começasse a se apresentar diante dos meus olhos: o que é ser homem nos dias de hoje! Escolhido o tema, as abordagens possíveis passaram a cochichar tópicos em meus ouvidos e, sempre atento, captei algumas sobre as quais gostaria de falar nas linhas abaixo.

Vivemos num período em que muitos podem se expressar através de blogs e redes sociais. Isso, claro, é muito bom, mas, como toda moeda, tem dois lados e a coisa pode ser bem estranha… Por exemplo, que levante a mão quem nunca leu algum post extremamente preconceituoso de cunho racista, homofóbico e religioso? Como imaginei, ninguém levantou a mão… Mas esse é o tempo em que vivemos: sorrisos vazios de significado e intolerância para todos os lados. Então, lá veio a pergunta inicial em minha mente, o que é ser homem nos dias de hoje?

Ser homem, para mim, é ser uma pessoa realizada com aquilo que ama, independentemente das suas crenças, cor e opção sexual. É preciso cultuar a liberdade de ser o que cada um deseja ser! Cada um no seu quadrado, respeitando as diferenças, convivendo com as individualidades e tentando sempre evoluir e aprender com tudo isso!

Ser homem, para mim, é buscar ser hoje uma pessoa melhor do que você foi ontem. É tentar proporcionar bons momentos com amigos e família! É buscar a positividade nos pequenos gestos, arrancar risadas inesperadas e manter o olhar sempre altivo num horizonte promissor!

Ser homem, para mim, é, acima de tudo, buscar a razão da sua própria existência, encontrar aquilo que o motiva, o faz feliz e vibrante! É torcer pelo sucesso dos amigos, é saber ouvir as pessoas que te procuram, é saber levar a vida de forma leve e descontraída mesmo que sua vida seja agitadíssima!

Ser homem, para mim, é ser forte de caráter e não necessariamente de músculos. Além, claro, de malhar o corpo para manter a saúde em dia, também manter a mente aberta para novos desafios, leituras, filmes e músicas. É se permitir sair da rotina, descartar aquilo que já não interessa mais e seguir em frente com liberdade e com responsabilidade!

Enfim, espero proporcionar leituras agradáveis, divertidas e, acima de tudo, respeitar a individualidade do homem moderno!

Anúncios
Sobre Antonio Munró Filho (15 artigos)
Formado em Jornalismo e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Grande do Sul (PUCRS), tem larga experiência na área de comunicação. Entre 2001 e 2012 trabalhou na Zero Hora e O Sul, dois dos principais jornais do Rio Grande do Sul. Em 2012, deixou Porto Alegre para viver novos desafios no Rio de Janeiro, ao assumir a assessoria de comunicação de uma seguradora de atuação nacional. Cativado pelo universo corporativo, especializa-se na área de Marketing Digital pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Apaixonado por Literatura, mantém o blog cultural Alegria de Ser o que É (www.alegriadeseroquee.wordpress.com.br), no qual escreve sobre livros, filmes e música.

2 comentários em O que é ser homem nos dias de hoje?

  1. Parabéns pelo texto e pela bela visão de mundo! Traduziste não apenas o que é ser homem nos dias atuais como também o que é ser humano.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: