Correr: Diversão e saúde
Você sabe o porquê de tanta gente correr? O que é que empurra milhares de atletas ou simplesmente praticantes de atividade física aficionados a participar de corridas que vão de 5km a duríssima e temida maratona? O que motiva toda esta gente correndo pela rua? A corrida é outra moda passageira condenada ao esquecimento?
Eu creio que correr chegou para ficar. A corrida nos permite alcançarmos um estágio especial no conhecimento de nosso próprio corpo. Neste mundo competitivo, repleto de esforço, tensão e inquietudes, correr é um dos melhores tranqüilizantes naturais, é um dos esportes mais agradáveis que você pode praticar. E também é um dos mais saudáveis e baratos.
As pessoas que praticam, calmamente, as corridas longas, correm puramente por prazer e declaram, a maioria, que depois de quarenta e cinco minutos ou uma hora de corrida se sentem extraordinariamente eufóricas, cheias de energia, exultantes. Porém, há também aquelas que estão dispostas a melhorarem cada vez mais sua performance, diminuir seus tempos, remodelar e tornear sua musculatura e etc.Estes já devem ser inseridos nas categorias mais competitivas, pensando nisso algumas corridas que acontecem na cidade criaram subdivisões para que estas pessoas também sejam atendidas e beneficiadas, são chamados “pelotão Quênia” onde quem já possui um bom tempo são posicionados mais a frente na largada!
Os praticantes de corrida além de terem o coração mais forte, o corpo dos corredores geralmente vai se moldando a atividade e afinando. Dr. Peter Wood, bioquímico da universidade de Stanford, depois de verificar os resultados obtidos em suas pesquisas com corredores de idades entre 35 e 65 anos, afirmou que a condição física da maioria deles eram idênticas às pessoas com a metade da idade. Sua resistência era extraordinária e a esbelteza similar a indivíduos com 10 anos a menos.
Porém apenas correr não é suficiente para manter um peso constante. Perder quilos e conservar o novo peso depende do equilíbrio adequado entre o aporte de calorias e o gasto de energia ou, em outras palavras, entre o alimento consumido e a atividade física. Todas as calorias que são consumidas, mesmo depois de realizar exercícios como, correr, jogar tênis, são armazenadas no corpo em forma de gordura. Deste modo, quanto menos atividade você fizer, maior será a possibilidade de acumular quilos.
Sejam muito bem vindos ao mundo da corrida!
Deixe uma resposta