Nino Carvalho e o Marketing Digital

 

As evoluções tecnológicas impactam cada vez mais a vida das pessoas e também mudam a forma de fazer negócios. Consumidores cada vez mais ativos não querem “apenas” interagir com lojas e marcas, o movimento é bem mais profundo e a organização que não estiver preparada para os novos tempos será engolida. O “bom e velho” marketing também precisou ser atualizado e, de uns tempos para cá, até ganhou sobrenome: agora é marketing digital.  Para falar sobre esse mercado, carreira e outros assuntos, o Blog do Versão Masculina entrevistou o consultor Nino Carvalho, que, além de ser um dos principais nomes da área no Brasil, também é professor e coordenador do MBA em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas.  Confira o bate-papo:

 

Por que você deixou o mundo corporativo para se tornar consultor? O que pesou na sua decisão?

Nino Carvalho – Sempre trabalhei muito (só no mercado digital, ele atua há quase 20 anos). Desde quando eu era um simples estagiário, sempre estava observando oportunidades de negócios. Só que essa dedicação ao trabalho cobra um preço, você passa muito tempo longe das pessoas que ama e que são importantes para a sua vida e, dependendo do ritmo que adota, acaba prejudicando a própria saúde. Pensando nisso, vi que a carreira de consultor, apesar de bastante trabalhosa, me daria mais liberdade quanto aos horários e à mobilidade. Estava precisando desta autonomia quando decidi ser consultor, no final de 1998.

Quais são os conselhos que você daria para um profissional que quer crescer na carreira e, quem sabe, também se tornar consultor?

Nino – Humildade! É preciso que os jovens tenham humildade para aprender coisas novas. Muitos chegam ao mercado “sabendo tudo” e não é bem assim. Para se construir uma carreira de sucesso é preciso aliar experiência e conhecimento, afinal, ninguém chega pronto ao mercado. Claro que a teoria é fundamental, mas ela não é tudo. Há lições que só serão aprendidas na prática e é com ela que se vai ganhando experiência. Então, humildade é a minha dica fundamental.

Outra, claro, é reconhecer a área de atuação que mais lhe interessa e buscar se especializar nela, entender todos os pormenores da profissão para oferecer um trabalho de qualidade para os seus futuros clientes. Atualmente, existem muitos cursos bons nas diferentes frentes do marketing digital. É preciso ficar atento às ementas e meter a cara!

 

Todos sabem da importância do marketing “tradicional” para as empresas, ainda há preconceito em relação ao marketing digital?

Nino – A empresa que não se fizer presente na internet será engolida em breve. É um processo inexorável e é preciso estar preparado para os novos desafios. A internet mudou completamente a forma das pessoas se relacionarem, estudarem e também comprarem. As mudanças são constantes, é preciso sempre estar atualizado para aproveitar aquele breve momento que pode significar o sucesso ou o fracasso de sua organização. O marketing digital é coisa séria! Aquela fase de deixar a estratégia de ambiente digital com aquele sobrinho que sabe tudo de informática ficou no passado… Há um vasto campo de estudo e conceitos a serem aplicados. O que funciona para uma determinada marca pode não ter êxito para outra… Há casos e casos, mas o principal é que as organizações precisam contar com profissionais especializados em marketing digital para incrementar sua participação e visibilidade no mercado! Nunca houve espaço para amadorismos e, agora, mais do que nunca, pensar estrategicamente o marketing digital é fundamental para obter o sucesso num mercado cada vez mais concorrido.

DSC_0011
Foto : Josué Júnior/Versão Masculina

Qual o futuro do e-commerce?

Nino – As tecnologias avançam de uma forma cada vez mais veloz e, consequentemente, as novidades são muitas. A compra através de dispositivos móveis se tornará um procedimento cada vez mais frequente, permitindo que as lojas utilizem os recursos de geolocalização para oferecer promoções personalizadas aos clientes que estiverem nas proximidades. O importante é que estas mudanças já estão sendo implementadas e precisarão de boas estratégias de marketing e também de profissionais qualificados para executarem este trabalho, que será cada vez mais importante e fundamental para as organizações!

Sobre Antonio Munró Filho (15 artigos)
Formado em Jornalismo e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Grande do Sul (PUCRS), tem larga experiência na área de comunicação. Entre 2001 e 2012 trabalhou na Zero Hora e O Sul, dois dos principais jornais do Rio Grande do Sul. Em 2012, deixou Porto Alegre para viver novos desafios no Rio de Janeiro, ao assumir a assessoria de comunicação de uma seguradora de atuação nacional. Cativado pelo universo corporativo, especializa-se na área de Marketing Digital pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Apaixonado por Literatura, mantém o blog cultural Alegria de Ser o que É (www.alegriadeseroquee.wordpress.com.br), no qual escreve sobre livros, filmes e música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: