O calar para muitos é sinônimo de concordar; e como diz o ditado “Quem cala consente!”.

                                                      O poder de se calar

                                                                                                                                           Por Josué  Júnior

O calar para muitos é sinônimo de concordar; e como diz o ditado “Quem cala consente!”. Eu digo às vezes que o calar é sempre uma forma inteligente de evitar uma complicação em certas situações e , para muitos, é  uma forma madura de enfrentar uma dificuldade inerente à sua vontade. E se for para ficar neutro tudo bem, pois não emitir uma opinião, se  preservar também é uma forma inteligente de se calar.

Como o calar faz bem em algumas situações! Devemos sempre ter em mente que é melhor ouvir do que falar. O sábio está sempre aprendendo com o novo e ele sempre tem muitas historias para contar, preferindo ouvir, pois ele sabe que se calando vai aprender mais. E mais uma vez o ditado tem sua razão, “o tolo fala o sábio cala e o homem faz”, não sei se é nessa ordem mas é bem propicia para quem quer praticar o calar, ou então “Falar é prata, calar é ouro”. Os monges tibetanos em suas meditações ficam dias, às vezes meses em silêncio; em antigas escolas de magia o novato ficava um ano em silêncio só aprendendo, para depois realizar sua primeira lição, e mesmo assim, o tempo de fala era pouco. Aprender a falar quando for o momento certo é algo que não existe na nossa cultura. Para os orientais, o verbo é divino, é realizado para causar discussões ou outros infortúnios e,  para levar sempre uma palavra de conforto e objetividade. Ao fechar os olhos por alguns minutos e ficar com a mente totalmente limpa, podemos nós manter em silêncio, um silêncio tão profundo que podemos sentir a nossa alma, e é nesse silêncio que vamos buscar consciência para melhorar a nossa compreensão  do mundo e com todos a nossa volta.

Voltemos desse momento com a mente e olhos abertos para a vida, e a boca fechada para que saibamos que o silencio é sempre maior, e que é mais importante do que falar. Falar sem pensar pode ferir e magoar, agora se calar pode fazer com que, em outro momento, você consiga verbalizar todo o seu descontentamento com aquela situação de forma tranquila e equilibrada.

 

 

 

Sobre Josué Júnior (130 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: