Turismo na era digital: a internet e os novos meios de viajar

 

Conhecer o mundo é uma paixão para todo o tipo de gente, e mesmo para os menos aventureiros, entrar em contato com outras culturas em estados e países diferentes sempre foi visto como uma ótima opção de lazer. Para esse público mais conservador, que por inúmeros motivos não estava disposto a sair desbravando novos lugares sem um conhecimento prévio, recorrer às agências de viagens era o caminho mais viável.

As agências de turismo sempre estiveram com as portas abertas de suas lojas físicas, com fotos de lugares famosos espalhados pelas paredes. Seus profissionais especializados, os agentes de viagens, recebiam os clientes numa mesa decorada com a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade para vender os mais variados pacotes que tornariam inesquecíveis as férias dos clientes, que através deles, conheceriam o desconhecido.

Com a popularização da internet banda larga e dos dispositivos móveis, logo vieram à reboque as agências online, como Decolar.com; Booking; Hoteis.com; Tripadvisor e muitas outras. Elas não só proporcionaram aos viajantes menos experientes a possibilidade de fazer reservas em hotéis e comprar passagens através de um computador ou dispositivo móvel, num incentivo ao “faça você mesmo”, como ajudaram a difundir ainda mais o turismo como opção de lazer para diferentes tipos de publico alvo, desde a classe média baixa até os viajantes mais exigentes, agradando a todos os públicos.

_02

 

Planejar uma viagem de qualquer tipo, nos mínimos detalhes, nunca foi tão fácil. Com apenas alguns toques no seu dispositivo móvel, através de sites de buscas ou dos inúmeros aplicativos oferecidos, qualquer um com acesso a internet e dinheiro na conta pode se planejar de acordo com seus gostos e especificidades, desde os roteiros mais tradicionais até os mais exóticos. E essa “digitalização” das agências de viagens trouxe à tona um novo modelo de negócio, revolucionando o setor e mudando completamente a forma de se relacionar entre empresas e clientes. Mas então, como as tradicionais agências de turismo estão lidando com esse novo cenário? Qual o papel dos agentes de viagens na era digital? Essas perguntas serão respondidas no próximo texto.

Anúncios
Sobre Victor Hugo (18 artigos)
Victor Hugo Ximenes Descrição: Jornalista formado pela Universidade Candido Mendes, atua na área de produção de conteúdo e assessoria de comunicação para políticos e instituições. Atualmente cursa pós graduação em marketing digital na FGV. Apaixonado por música, aviação e fotografia, adora registrar rostos, paisagens e esporadicamente trabalha em eventos. Apesar do apreço pela tecnologia também é um crítico de como ela influencia no comportamento humano e se torna um vício que afasta as pessoas umas das outras e de si mesmas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: