Entrevista com o ator Sérgio Menezes.

Foto : Rodrigo Lopes

A carreira de Sérgio Menezes é recheado  por papéis bastante variados. O ator estreou na televisão, em 1999, na novela “Força de um Desejo”, de Gilberto Braga, como o escravo Jesus. De lá para cá, não parou mais, é um trabalho atrás do outro. Nesse bate papo Sergio fala um pouco de sua vida e como começou na carreira.

Por Josué Júnior

Hoje ao estrear uma peça você lembra  daquele menino de 12 anos que fez a Ópera Carmen?

Sergio Menezes: Acho que não exatamente…São momentos diferentes. Hoje há uma mistura de encanto, ceticismo e pragmatismo. Aquele “menino” tinha só encantamento. A parte boa é que está sendo um acúmulo de sensações. (Risos)

Você chegou a se preparar para ingressar nas Forças Armadas.  Sua decisão em seguir pelo caminho das artes foi feita de forma consciente?

Menezes: Totalmente inconsciente! Não programei nada. Quando vi já me interessava por Shakespeare com 14 anos. As forças armadas era um projeto da família para mim, não meu.

Trabalhar com Sérgio Britto foi difícil?  (off) –  Como ele é um grande nome do teatro a exigência dele deve ter sido severa, por isso a pergunta.

Menezes:  Veja, eu diria que foi fácil de certa forma porque Sérgio era um artista encantador e admirável. Me identificava totalmente com as coisas que ele pensava e a forma que ele se expressava como artista. Afinal é um dos maiores atores desse país. Embora Sérgio tenha nos deixado na forma física, sua assinatura vai durar para sempre. Me sinto privilegiado por ter conhecido um dos maiores patrimônios do teatro brasileiro.

 

 

Sergio

Foto : Rodrigo Lopes

Você trabalhou em várias novelas. Qual delas você guarda com carinho e por quê?

Menezes: “Força de um Desejo”. O nome dessa novela resume bastante uma fase importante da minha história inicial. Esse trabalho é a manifestação, materialização da “força do meu desejo” de trabalhar com Gilberto Braga, dividir cena com um elenco de altíssimo nível, e de me tornar amigo de Malu Mader.

Como você vê a distribuição de papéis para negros na teledramaturgia?

Menezes: (Risos) Esse é um problema que, honestamente, fico cansado só de começar a pensar. Esse cansaço me dá um certo riso. Veja, esse é um problema crônico que não precisa de muita habilidade para entender que há alguma coisa fora do lugar. Talvez o maior responsável por isso seja o recente cessar do período escravocrata, a falta de hábito da sociedade que impede que ela se aproprie de comportamentos mais compatíveis com atitudes saudáveis nesse sentido, e claro, o responsável definitivo, O RACISMO.

Dançar ou atuar, o que você mais gosta de fazer? E diga, qual a sensação que você tem?

Menezes:  Arte de forma geral me interessa muito!  O teatro musical, por exemplo, tem me convidado bastante ultimamente, o que me deixa muito feliz.  Nessa estética de teatro tenho a chance de pôr em prática mais de uma habilidade ao mesmo tempo.

Trabalhar com Gilberto Braga, Benedito Rui Barbosa, esses renomados escritores, te deixou mais preparado para qualquer papel?

Menezes:  Sem dúvida! Gilberto sempre foi um sonho que se realizou… ainda bem!

Sergio2

Foto : Rodrigo Lopes

É clichê falar em lutar por um Brasil melhor?

Menezes: Acho que de alguma forma esse clichê está aos poucos se tornando real. Existem alguns setores da sociedade que neste momento estão atuando fortemente para que esse país funcione com credibilidade.

Um pouco do Sérgio Menezes em ação :

Sobre Josué Júnior (130 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: