Máscaras que carregamos são formadas ainda na nossa infância.

                                               Máscaras       

 

Persona, (em latim,”a máscara do ator”). O papel social de uma pessoa, derivado das expectativas da sociedade e de treinamento prematuro. Um ego forte se relaciona com o mundo exterior através de uma persona flexível, a identificação com uma persona específica, inibe o desenvolvimento psicológico.”                                  

                                                                                                      Mario Jacoby

                                                                                Por Josué Júnior

                                                     Consultoria de Psicologia: Crystiani Venuto

 

As máscaras que carregamos são formadas ainda na nossa infância. Sem perceber, chantageamos nossos pais para conseguir aquilo que achamos ser o certo, ou o que desejamos naquele momento. Com isso, colocamos a primeira máscara, a da chantagem, e assim começamos a testar nossos pais e, em consequência, todos a nossa volta. Já na adolescência, elas triplicam , com isso, vai depender de como você vai encarar certas situações. Acredito que a máscara da manipulação seja a mais terrível que o ser humano possa ter, pois  ela começa a aparecer e ser molda na infância e depois, aflora no adolescente;  podemos chamar  esse momento da pior faceta de uma pessoa.

Ao manipular a primeira vez em uma situação que achamos importante para ter um destaque, ou para chamar a atenção de forma desnecessária, tendo êxito, essa máscara começa a ser manifestada com mais rapidez; ela ganha propriedade e será acionada a qualquer momento.

Quando o nosso caráter já está formado e a vida adulta chega, com ela vem toda a responsabilidade e plenitude dessa vida, e as máscaras serão mais fortes, e bem moldadas, pois elas podem ser armas de defesa do ser, por isso é de grande importância e necessário saber usar para o seu bem e defesa, mas nem sempre é assim. O ser humano tem várias facetas e quando menos se espera, acontece um encontro com uma pessoa má intencionada, com suas segundas intenções, nada positivas, que  vem ao seu encontro. Talvez um ditado antigo, mas tão atual que é “Lobo em pele de cordeiro.”, seja a definição disso. Essa máscara é a intenção que a pessoa apresenta, com o caráter mal formado usa para se apresentar; para se camuflar e manipular você e os outros. Por isso, devemos ter em nossos corações valores bem formados durante nossa infância e adolescência, para que essas máscaras nunca sejam usadas para prejudicar outros, pois andar com as máscaras adequadas para conviver  em nossa sociedade, é o objetivo a ser conquistado. Mas, enfrentar os desafios com as nossas intuições e percepções reais, vai valorizar o nosso eu interior e banir de vez o “Lobo em pele de cordeiro.” que habita o nosso ser.

Anúncios
Sobre Josué Júnior (103 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: