Entrevista com Mário Moscatelli.

Foto : Susan Ormiston /CBC

Mário Moscatelli, biólogo ativista vem há décadas vendo as  condições ambientais dos rios, lagoas e da Baía de Guanabara; bem como a devastação de faixas marginais e encostas devido às ocupações irregulares na Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Entrevista Mário Moscatelli                                                         Por Josué Júnior

 

 

Mário você é um ativista que já vem a anos lutando contra essa degradação ambiental que a Barra vem apresentando. Você vê alguma chance de reversão dessa degradação?

Mário Moscatelli : ENQUANTO A SOCIEDADE NÃO SE MOBILIZAR, PRESSIONAR, DENUNCIAR E PRESSIONAR OS MPs PARA AGIREM DE FATO CONTRA A DEGRADAÇÃO SISTÊMICA, O PODER PÚBLICO, EM TODAS AS SUAS ESFERAS, CONTINUARÁ FAZENDO CORPO MOLE. NÃO VAI TER JEITO!

 

Pensando de forma positiva, e se tudo for feito da forma certa, qual o tempo estimado para a lagoa da Barra voltar a respirar?

Moscatelli : CINCO ANOS PARA AS LAGOAS RECOMEÇAREM A FUNCIONAR COMO LAGOAS E NÃO LATRINAS (UNS TRÊS ANOS DE DRAGAGEM E RECUPERAÇÃO DAS MARGENS COMO ANTERIORMENTE PREVISTO NO PROJETO DA SECRETARIA DE AMBIENTE DO ESTADO + A INSTALAÇÃO DE ALGUMA TECNOLOGIA QUE EVITE A CONTINUAÇÃO DA CHEGADA DE LIXO, SEDIMENTO E ESGOTO NAS LAGOAS QUE ERAM, AMBOS, COMPROMISSOS OLÍMPICOS ASSUMIDOS PELO ESTADO E PREFEITURA) E MAIS UNS 10 ANOS VISANDO IMPLEMANTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO UNIVERSALIZADO E POLÍTICAS DE HABITAÇÃO INCLUINDO OFERTA DE HABITAÇÕES PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DE QUALIDADE, FISCALIZAÇÃO EVITANDO A PROLIFERAÇÃO DE NOVAS FAVELAS E O CRESCIMENTO DAS JÁ EXISTENTES E REMOÇÃO EM ÁREAS AMBIENTALMENTE E SOCIALMENTE VULNERÁVEIS. EM RESUMO APROXIMADAMENTE UNS 15 ANOS DE TRABALHOS ESPARTANOS PARA COLOCAR O TREM AMBIENTAL NOS TRILHOS.

 

 

Na Olimpíada muito foi falado, inclusive teve um ato do Secretário André Correa em um programa dominical pulando na Baía da Guanabara  para provar que ela estava pronta para os competidores . A pergunta é: O pulo do Secretário foi publicitário? E qual é a verdadeira saúde da Baia da Guanabara?

Moscatelli :O PULO DO SECRETÁRIO FOI UM ATO POLÍTICO, ONDE O MESMO QUIS MOSTRAR QUE A BAÍA NAQUELE LOCAL ESTAVA EM BOAS CONDIÇÕES. SAÚDE DA BAÍA? DEPENDE DO LOCAL, DEPENDE DO HORÁRIO, DEPENDE DA MARÉ E DA QUESTÃO CLIMÁTICA ONDE TODOS ESSES CONDICIONANTES INTERAGEM PRODUZINDO UMA MELHOR OU UMA PIOR CONDIÇÃO AMBIENTAL. DE UMA FORMA GERAL, A BAÍA CONTINUA UMA IMENSA LATRINA E UMA IMENSA LATA DE LIXO PARA OS MUNICÍPIO POBRES OU RICOS QUE A CIRCUNDAM. POUCA COISA MUDOU ALÉM DAS CENTENAS DE MILHÕES DE DÓLARES INVESTIDOS EM PROJETOS QUE NÃO GERARAM OS RESULTADOS AMBIENTAIS PROMETIDOS PELAS AUTORIDADES QUE NA MAIORIA DAS VEZES VIVEM NUM MUNDO DIFERENTE DO NOSSO, COM LEIS PRÓPRIAS E RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS DIAMETRALMENTE OPOSTOS AOS QUE EU VEJO.

 

 

 

contaminacao-da-praia-da-barra-por-esgoto-sedimentos-e-cianobacterias-dezembro2012janei2013-315

Foto : Mário Moscatelli

Muitos golfinhos que habitam a Baia da Guanabara estão morrendo, gerando um grande impacto ambiental. Cada morte de um golfinho sinaliza que estamos perdendo um símbolo,  gravado na bandeira do Estado do Rio de Janeiro. Como podemos reverter essa situação para que os golfinhos voltem novamente à Baia da Guanabara?

Moscatelli : TOMANDO VERGONHA NA CARA ENQUANTO SOCIEDADE, ELEGENDO ADMINISTRADORES QUE REALMENTE ESTEJAM INTERESSADOS NA QUESTÃO AMBIENTAL E OU QUE TENHAM FORÇA PARA ALTERAR O QUADRO DE DEGRADAÇÃO. SE A SOCIEDADE NÃO TOMAR CONTA DO QUE É SEU, OBRIGANDO O PODER PÚBLICO, PAGO COM NOSSOS IMPOSTOS PARA FAZÊ-LO, INFELIZMENTE JÁ ERA!

NÃO TEM MÁGICA, É PRESSÃO PERMANENTE, É DENÚNCIA PERMANENTE,  É COBRANÇA PERMANENTE, POIS INFELIZMENTE AS CASTAS DO PODER PÚBLICO NO BRASIL VIVEM AINDA NO BRASIL COLÔNIA ONDE O MESMO SÓ CONHECE PRIVILÉGIOS, DIREITOS E MORDOMIAS, ENQUANTO PARA NÓS, COLÔNOS DO SÉCULO XXI, SOBRAM OS IMPOSTOS EXTORSIVOS QUE PRATICAMENTE EM NADA REVERTEM PARA NOSSA QUALIDADE DE VIDA. CONTINUAMOS LIDANDO COM A NATUREZA COMO UMA COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO, SOCIEDADE E PODER PÚBLICO ONDE O QUE INTERESSA NA PRÁTICA É TIRAR O QUE PUDER NO MENOR ESPAÇO DE TEMPO.

 

Voltando aos jogos olímpicos. Alguns jornalistas antes de começar os jogos criticaram, e fizeram várias matérias denunciando o impacto ambiental que a Baia da Guanabara sofria. Após os jogos, muitos jornalistas e até mesmo esportistas elogiaram as condições da água. Me explica qual foi a mágica feita para essa melhora da água e das condições nas quais ela foi encontrada?

Moscatelli:NÃO TEM MÁGICA, SE VC LER TODAS AS MATÉRIAS NAS QUAIS EU DENUNCIEI O PROBLEMA DA BAÍA, EU DESTAQUEI QUE A MAIOR OU MENOR PROBABILIDADE DE PROBLEMAS ESTARIA RELACIONADO COM A VONTADE DA NATUREZA, ISTO É, MARÉ, VENTOS, CHUVA OU SOL. FELIZMENTE AS CONDIÇÕES FORAM AS MELHORES POSSÍVEIS E PRATICAMENTE NÃO HOUVE ACIDENTES. COMO RECOMENDEI ÀS AUTORIDADES BRASILEIRAS, ACREDITO QUE TENHA CONTRATADO O GRUPO MEDIÚNICO CACIQUE-COBRA-CORAL QUE DIZ CONTROLAR AS FORÇAS DO TEMPO PORQUE SE DEPENDER DAS INTERVENÇÕES PROMETIDAS NOS ÚLTIMOS SETES ANOS, FICAMOS MUITO DISTANTES ENTRE O PROMETIDO E O ENTREGUE. AGORA EXPERIMENTA MERGULHAR NA PRAIA DE BOTAFOGO EM QUALQUER HORA?!

 

Muito se fala nessas eleições em saneamento básico, parece que é um tema de comum acordo de todos os candidatos para essas eleições a  Prefeito para 2016. Você teria algum projeto para esse tema, e caso sim qual seria?

Moscatelli : NO DIA 30/08/2016 CONVIDEI TODOS OS CANDIDATOS Á VISITAREM O SISTEMA LAGUNAR EMBARCADOS COMIGO. LEVEI OS QUE ESTIVERAM PRESENTES (SEIS DELES) NAS LAGOAS DA TIJUCA E CAMORIM ALÉM DA FOZ DOS RIOS DAS PEDRAS E ARROIO FUNDO, ONDE OS MESMO PUDERAM CONSTATAR VISUALMENTE E OLFATIVAMENTE O ESTADO TERMINAL DAQUELE PATRIMÔNIO AMBIENTAL.

COMO JÁ DITO O PROBLEMA DO SANEAMENTO TEM DOIS COMPONENTES:

1-A RESISTÊNCIA DA PREFEITURA EM IMPLEMENTAR POLÍTICAS HABITACIONAIS PERMANENTE E EFICIENTES PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA E FISCALIZAR O APARECIMENTO DE NOVAS FAVELAS E O CRESCIMENTO DAS JÁ EXISTENTES, VISTO QUE ALÉM DAS DIFICULDADES DE SEGURANÇA MAS PRINCIPALMENTE A QUESTÃO DE FISCALIZAÇÃO TIRA MAIS VOTOS DO QUE GERA PARA OS ADMINISTRADORES COM PROJETOS POLÍTICOS DE LONGO PRAZO. EM RESUMO, IMPERA A CASA DA MÃE JOANA, POIS DÁ MENOS TRABALHO, É MAIS SEGURO E GERA MUITO MAIS VOTOS;

2-UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO, ASSUNTO QUE NÃO AGRADA QUEM MONOPOLIZA O SERVIÇO POIS EM INÚMERAS ÁREAS, O SERVIÇO É COBRADO, PORCAMENTE PRESTADO, ISSO QUANDO É PRESTADO, E FICA POR ASSIM MESMO. OU SEJA UM SERVIÇO ESTRATÉGICO DO PONTOS DE VISTA AMBIENTAL E SÓCIO-ECONÔMICO VIROU UMA MÁQUINA DE FAZER DINHEIR PARA QUEM O CONTROLA. ENQUANTO NÃO FOR QUEBRADA ESSA LÓGICA CRIMINOSA, JÁ ERA! EM RESUMO SÓ SE DEVE PAGAR PELO SERVIÇO PRESTADO, CASO CONTRÁRIO É ESTELIONATO OFICIAL, ROUBO OFICIAL!

ORDENAÇÃO DO USO DO SOLO E UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ESGOTO, UM SEM O OUTRO NÃO GERA O RESULTADO AMBIENTAL ESPERADO.

 

Vi muito lixo e detrito espalhado por toda a Lagoa da Barra, pelas Praias da Zona Sul e boa parte da Baia da Guanabara, inclusive muitos pescadores estão lutando em prol da saúde e revitalização do ecossistema. Você acredita que a privatização da Cedae é a saída para a realização de um saneamento digno?

Moscatelli : A CEDAE PRECISA É FUNCIONAR PARA AQUILO QUE ELA FOI CONCEBIDA, ISTO É, FORNECER ÁGUA DE BOA QUALIDADE PARA A POPULAÇÃO E COLETAR, TRATAR E DISPOR ADEQUADAMENTE O ESGOTO. SE É DE FORMA PRIVATIZADA OU ESTATIZADA NÃO INTERESSA, O QUE INTERESSA PARA QUEM PAGA E NÃO RECEBE O SERVIÇO É QUE O MESMO EXISTA! EM RESUMO O QUE SE PRECISA É QUE A CEDAE FUNCIONE NAQUILO QUE ELA COBRA SEJA ESTATIZADA OU PRIVATIZADA, TANTO FAZ, DESDE QUE FUNCIONE.

  

4840882_6_5b78_la-baie-polluee-de-guanabara-bay-a-rio-de_1f924e95a750534aead1e75692eeb919

Foto : Izquierdo/Ap

Hoje além dessa preocupação com nossos rios, lagoas, praias e baía, existe também outra preocupação que é o avanço do homem construindo casas em territórios proibidos para construção civil. De quem devemos cobrar providência? Para essas pessoas e empresas que constroem em áreas de preservação ambiental? Em uma pesquisa pedi uma informação sobre as construções na restinga e me foi informado que esse problema era da Prefeitura e não do Estado, e isso se sucede em outras áreas, parece que cada instituição joga a bola uma para a outra. É isso mesmo?

Moscatelli: A FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL É CONCORRENTE, OU SEJA, A AÇÃO DE UMA ESFERA DO PODER PÚBLICO NÃO INIBE A AÇÃO DAS DEMAIS, DESTACANDO QUE A ORDENAÇÃO DO USO DO SOLO É UMA INCUMBÊNCIA DAS PREFEITURAS. O QUE ACONTECE É QUE ESSE ASSUNTO É ESPINHUDO PARA OS POLÍTICOS, POIS ÁRVORE, MACACO, CAPIVARA, JACARÉ NEM AS LAGOAS E BAÍAS VOTAM E TÃO POUCO PAGAM IMPOSTOS. PORTANTO O POLÍTICO VIVE DE VOTOS E IMPOSTOS, DE ONDE ELE NÃO TIRA NEM UM, NEM OUTRO, APESAR DAS LEIS AMBIENTAIS, O INTERESSE EM APLICAR AS TAIS LEIS SE DILUI EM ASSUNTOS MAIS RENTÁVEIS DO PONTO DE VISTA POLÍTICO.

CHAMO A ATENÇÃO QUE A ATUAÇÃO DA CLASSE POLÍTICA É PAUTADA PELAS PRESSÕES DA SOCIEDADE QUE NO NOSSO CASO AINDA NÃO PERCEBE A QUESTÃO AMBIENTAL COMO ALGO TÃO RELEVANTE E CONSEQUENTEMENTE NÃO CHAMANDO A ATENÇÃO DE NOSSOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS ELEITOS PELOS VOTOS DAS URNAS ELETRÔNICAS.

TODOS, SOCIEDADE E SEUS REPRESENTANTES ELEITOS SÃO O REFLEXO DE UMA CULTURA QUE AINDA VIVE DE UMA RELAÇÃO CONFLITUOSA, PREDATÓRIA COM O AMBIENTE, TÍPICA DE COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO.

EM RESUMO, ENQUANTO ESSA CULTURA DO PAU-BRASIL NÃO MUDAR, A DEGRADAÇÃO IRÁ CONTINUAR APESAR DE TODAS AS LEIS QUE EXISTAM.

 

MARIO MOSCATELLI – BIÓLOGO – MESTRE EM ECOLOGIA – ESPECIALISTA EM GESTÃO E RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COSTEIROS

Sobre Josué Júnior (151 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: