Jiu Jitsu
O Jiu Jitsu, assim como qualquer outra luta ou esporte traz inúmeros benefícios como a melhora da capacidade cardiovascular e respiratória por aliar exercícios no chão junto a exercícios aeróbicos, o Jiu Jitsu proporciona uma grande melhoria na respiração e faz bem para o coração. Melhora essa que o praticante não vai querer ficar sem depois de descobrir. Além do mais melhora os reflexos, sendo este um esporte que se baseia mais na técnica do que na força, por isso o praticante tem de estar sempre atendo ao mínimo movimento do seu adversário.
Desenvolve o caráter Além das aulas de luta, o Jiu Jitsu também ensina as atitudes de um lutador. A capacidade de se superar, de pensar sobre pressão, de respeitar o próximo e ter persistência para conquistar a vitória para o corpo e mente, é uma ótima arte marcial e um dos benefícios é o desenvolvimento da defesa pessoal. É o bem-estar que só quem pratica esportes conhece. Mas você sabia que o Jiu Jitsu pode trazer inúmeros benefícios pra uma outra turma também?
Em um papo informal com o Mestre Leonardo Specterow pude refletir sobre os porquês do Jiu Jitso não fazer parte dos jogos paraolímpicos devida a sua agregação de deficientes em sua modalidade, tendo em que é uma luta que pode ter início no plano baixo(solo), não necessariamente em pé. Inclusive o Mestre me relatou que existe um atleta que compete no Jiu Jitsu que entra no tatame sobre um skate, tendo em vista que o mesmo não possui os membros inferiores.
Devia ser analizado e incluso o Jiu Jitso no Paralímpico, tendo em visto que incluem modalidades esportivas que no meu modo de ver nem tem muita agregação, como por exemplo a Bocha! Forte abraço aos leitores!
Deixe um comentário