Campanha política digital

 

Estamos terminando mais um período eleitoral, com prefeitos e vereadores eleitos em todo o país e muitas cidades aguardando o resultado do segundo turno. Com tantas regras novas em vigor, incluindo uma que reduziu a campanha oficial para 45 dias, um fator já importante tornou-se ainda mais primordial para qualquer postulante a cargo político: a comunicação.

Em 2012, as mídias sociais já se mostravam fortes nas eleições para prefeito, com eleitores compartilhando notícias e opiniões a respeito dos seus candidatos, que mesmo sem utilizarem os meios digitais como o fazem atualmente, já começavam a ser influenciados por eles e todos os prós e contras que apresentavam. As campanhas políticas nunca mais seriam as mesmas, com a velocidade da informação afetando as campanhas como um todo.

Nesse ano, o papel das redes sociais, que passaram a fazer parte do cotidiano de candidatos e eleitores, foi (e está sendo) decisivo. Além de se adequarem a uma nova realidade de gastos das campanhas determinado por lei, a comunicação através do Facebook e Twitter tornou-se fundamental, principalmente nos grandes centros urbanos, visto que a internet passou a ser o principal meio de informação para muita gente, através dos mobiles e computadores.

Os candidatos passaram a usar constantemente esses canais não só para comunicar suas propostas e planos de governo, mas para interagir com eleitores, e é claro, falar mal dos outros candidatos e se defender. A interação passou a ser constante, com assessores monitorando o que esta sendo dito sobre seus candidatos, que agora tem um motivo a mais para preocuparem-se com suas imagens. Cada palavra dita torna-se mais importante, cada vírgula mal empregada pode colocar a perder um trabalho de anos.

3-eleiicoes-internet-2

O político que ainda não se tocou da importância de cuidar da imagem utilizando-se dos meios digitais tende a ver seus eleitores se esvaindo e envelhecendo. Portanto, se faz necessário ter uma equipe preparada e de prontidão, tal qual como numa empresa, para não deixar perguntas sem respostas e para que dúvidas possam ser esclarecidas, pois na internet, uma mentira torna-se verdade num piscar de olhos, destruindo uma reputação e uma carreira política. Por outro lado, aquele que trabalha corretamente, produz um conteúdo interessante e engaja seu público, angaria simpatia atraindo novos seguidores e possíveis eleitores.

 

 

Sobre Victor Hugo (18 artigos)
Victor Hugo Ximenes Descrição: Jornalista formado pela Universidade Candido Mendes, atua na área de produção de conteúdo e assessoria de comunicação para políticos e instituições. Atualmente cursa pós graduação em marketing digital na FGV. Apaixonado por música, aviação e fotografia, adora registrar rostos, paisagens e esporadicamente trabalha em eventos. Apesar do apreço pela tecnologia também é um crítico de como ela influencia no comportamento humano e se torna um vício que afasta as pessoas umas das outras e de si mesmas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: