Idade das Trevas

 

 

 

 

O carioca se colocou entre a cruz e caldeirinha mais uma vez. Seja por falta de opção, seja por omissão, o resultado é que vamos às urnas escolher entre dois candidatos que mais de 60% da população não quer, sem contar os votos brancos e nulos. Se levar em consideração esses últimos, a proporção aumenta para 80% e 20%. Como nos permitimos chegar a esse ponto?

 

Trevas e escuridão estão avançando para a nossa cidade, uma vez, maravilhosa. Começou aos poucos, com um aumento leve nos assaltos, traficantes voltando a atuar no seu comércio em plena luz do dia, depois veio um mini confronto entre bandidos e polícia em algum morro… quando nos demos conta estávamos acuados com tiroteios diários em quase todos os morros; conflito armado descendo para o asfalto; arrastões…. e Crivella e Freixo como opções para prefeitos. É preciso muita fé para acreditar que existe sim, luz no fim do túnel.

 

Crivela e Freixo tem mais em comum do que tentam nos fazer acreditar. Ambos falam para um grupo restrito de devotos. Indiferente de qualquer racionalidade e fatos, esses grupos se acreditam acima do bem e do mal. Se acreditam superiores e os únicos com a resposta certa para o bem coletivo. Cada um tem sua cartilha de dogmas. E quem for contra esses dogmas merece o paredão. É incrédulo. É retrógrado. É violento. Ambos usam da violência – verbal e física – para defenderem seus pontos de vista. Ambos estão prontos para incitarem seus seguidores/exército para defender suas bandeiras. E o pior de tudo, ambos tem um plano de poder totalitário de 20 anos.

 

Seus discursos usam narrativas diferenciadas, mas ambos tem o mesmo objetivo: colocar um grupo – que se julga superior ao resto da sociedade – no poder e não largar mais, sem grandes preocupações com o bem estar, de fato, coletivo. Assim como o PT quase conseguiu fechar sua ditadura de 20 anos, sendo interrompido no meio do caminho, nenhum dos dois Marcelos tem compromisso ou respeito pela democracia. Falam da boca para fora em direitos humanos e valores democráticos. Mas suas biografias pisoteiam esses mesmos valores. Freixo com seu apoio a milícia dos blackblocks, uso da violência física e gestão irresponsável e descompromissada com a relação direta  entre receitas e despesas. Crivela e seu tratamento cruel à gays e outras religiões, envolvimento com a milícia organizada e a tão incestuosa mistura entre Estado e Religião. Ambos representam o que tem de pior na política e na vida em sociedade – a supremacia da raça. Seja ela a religião ou a esquerda.

 

Como carioca ligada `a educação no Terceiro Setor, que acredita mais na iniciativa privada e no envolvimento individual na sociedade do que em um Estado centralizador, dominador e burocrático, só posso continuar a fazer o meu trabalho de formiguinha. Ficar atenta nos próximos quatro anos para que o vencedor não extrapole sua cota de bobagens e esperar que ao final desse ciclo as trevas sejam dispersadas pela luz no final do túnel.

 

O nosso Rio precisa mais do que nunca de muita fé, muita esperança, muita gentileza e união, para que juntos possamos passar por mais esse período negro na nossa história. Aos 80% de cariocas que não votaram em nenhum dos Marcelos nos resta a esperança que somos mais fortes e que temos pela frente quatro anos para descobrir um candidato que, depois de tantos e tantos anos votando errado, nos represente. Que faça o nosso Rio sorrir de novo e voltar a ser a Cidade Maravilhosa que nasceu para ser.

Anúncios
Sobre Anna Gabriela Malta (17 artigos)
Anna Gabriela Malta é fotógrafa documentarista e gestora da instituição sem fins lucrativos Sociedade Providência, dedicada a educação de crianças de baixa renda na Zona Sul do RJ. Acredita no trabalho de formiguinha para transformar o mundo através da educação e do envolvimento de cada um na sociedade. agmalta@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: