Carros Elétricos

Foto: Tesla S P90D: Motor dianteiro de 510cv e traseiro de 262cv (ambos eletricos)

A Toyota mostrou no Tokyo Motor Show, no ano de 1996, seu carro conceito, o Prius. O carro era híbrido, com motor a gasolina e outro elétrico e em 1997 começou a ser vendido. Na época chamaram o CEO da Toyota de louco. Realmente ele estava alguns passos a frente do mercado e das pessoas. A partir dos anos 2000, a busca por novas tecnologias começaram a ser de interesse para quase todas as montadoras e os projetos começaram a ter andamento, pois era compreendido que a mentalidade do consumidor mudava e eles teriam que acompanhar esta tendência. Há primeiramente a preocupação com a emissão de gases que prejudica o meio ambiente e, no motor elétrico eliminamos este problema. O petróleo é fóssil, não renovável, um dia vai acabar. Os problemas são as recargas das baterias dos motores elétricos, que precisam melhorar sua eficiência e autonomia. De 2010 para cá, os carros híbridos tomaram bastante espaço no mercado, principalmente em outros países. No Brasil está começando agora. A Toyota anunciou este ano que até 2025 pretende não fabricar mais carros a gasolina, a pretensão é ter carros movido a hidrogênio e motores elétricos. A Tesla Motors hoje é mundialmente conhecida pelos seus excelentes carros elétricos, com muita tecnologia embarcada e um produto final muito funcional, bonito e de extrema qualidade. A marca está em constante crescimento e apresenta hoje carros com mais de 400cv. No Brasil por questões legais, burocráticas e de infra estrutura, ainda temos uma quantia pífia de carros elétricos transitando pelas cidades.

14825691_1338402686177937_1853456013_n

foto: Bmw i3, 170cv motor elétrico (R$220.000,00)

O BMW i3 é um carro 100% elétrico e podemos ver em várias concessionarias do país. O carro tem autonomia para rodar 130km. O modelo tem uma das mais avançadas tecnologias, motor de 170cv que atinge velocidade máxima de 150km, utiliza freios com sistema regenerativo e a bateria de 360 volts tem um sistema de carga rápida que permite abastecer cerca de 80% de sua energia em apenas 20 minutos. O modelo custa em média R$220mil. Alguns pontos positivos dos motores elétricos: – Mais eficiente e entrega torque instantâneo em baixas rotações – Mais leve e tem menos componentes e periféricos que um motor a combustão. – Não necessita caixa de marcha.

14876287_1338405972844275_520253409_o

foto: Motor elétrico acoplado ao eixo do veículo.

– Mais confiável e sujeito a menos quebras. – Quase não há ruídos do motor

Anúncios
Sobre Lucca Paulinelli (4 artigos)
Formado em Publicidade e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especializado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, empresário e atualmente também envolvido em um projeto de camisetas com tema automobilístico. Apaixonado por carros desde pequeno e pelo mundo das competições a motor. Seu ídolo é o Ayrton Senna, no qual tem grande admiração como piloto e pessoa. É piloto também, teve passagem pelas categiras Fórmula Vee, F1600 e atualmente campeão mineiro de Marcas & Pilotos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: