Breaking News

Au, au, au… Sanduíche Natural.

Foto: Divulgação

Oi pessoal, e o fim de ano?? Muitas rabanadas? Muita comida, presentes, amigo ocultos, aquela festa com o décimo terceiro, e aí 5, 4, 3, 2, 1… Feliz Ano Novooo!!! E quando você acorda, acabou clima de festas, aquele verde e vermelho luminoso que povoavam sua casa já não existem mais e tudo isso é trocado por uma onda de calor absurda, que vem com uma chuva de contas a pagar e Férias!! Sim, janeiro é o mês oficial das férias. E pra você que já está quase na metade das suas, e que não conseguiu curar a ressaca dos gastos de fim de ano, aqui vão algumas dicas pra tentar recuperar o tempo perdido.

Essa semana quis visitar o Museu do Amanhã e a exposição do Lego, foi só falar as palavras “Vamos sair” que meu marido se arrepiou, mas pra acalmar o coração dele disse que no meio dessas visitas faríamos um piquenique, e que ele não precisava se preocupar com a comida, pois não gastaríamos muito.

E assim lá fui eu pegar tudo que tinha na dispensa, procurar meios de fazer um “almoço” gostoso, que nos alimentasse e que não estragasse com esse calor do Rio de Janeiro, principalmente. Antes de tudo, fui procurar a bolsa térmica. Sério, acho que esse é o ingrediente principal do verão, pois qualquer coisa que você for fazer pra levar pra algum lugar você terá que levá-la. Não tem como escapar.

 

lanche-textos

Foto: Divulgação

Bolsa térmica na mão, partiu fazer o tal lanchinho. E é claro que não escapei dos tradicionais sanduíches naturais. Comecei a pensar em algo que fosse gostoso, que mesmo com a bolsa térmica não ficasse ruim e leve, afinal eu queria tirar o dia pra andar, mesmo sem contar essa ideia pro meu marido. Decidi que usaria pouca maionese, por conta da eterna polêmica do “vai estragar” mito ou verdade?!? Então comecei pela minha tradicional pasta de atum, só que ao invés da maionese eu usei o creme de leite.

Pasta de atum com creme de leite:

  • 1 lata de atum
  • Meia cebola pequena ralada
  • 1 colher de café de mostarda
  • 1 colher de café de shoyu
  • Salsinha picada
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 pitada de orégano
  • ½ caixinha de creme de leite

Basta misturar os ingredientes e está pronta. Os meus sanduíches eu montei no pão de forma integral de grãos, ficou uma delícia, mas essa pastinha é maravilhosa com tudo.

Se quiser deixar sua receita ainda mais saudável fica uma delícia também com iogurte natural. Alface e tomate super combinam com esse sanduíche, mas nesse caso de levar pra algum lugar não aconselho, pois a alface murcha e não fica tão saboroso.

 

A segunda opção foi um sanduíche de pasta de ricota temperada com presunto de peru, e para a pasta de ricota você vai precisar de:

  • 200 gr de ricota
  • Suco de meio limão siciliano
  • Raspas de limão siciliano
  • 1 talo de cebolinha picada
  • Sal e pimenta a gosto

Misture todos os ingredientes amassando um pouco para misturar bem a ricota até ela virar uma pastinha mesmo, se preferir coloque um pouco de creme de leite pra dissolver melhor. Depois de pronta a pastinha, passe generosamente no pão e coloque as fatias de presunto de peru por cima. Para esse sanduíche eu usei pão de leite, pra dar uma quebrada na acidez da pastinha e combinar com o presunto.

Para a terceira opção de sanduíche não tive como fugir da maionese, e como já tinha duas outras opções decidi arriscar nessa. Caso eu sentisse algum cheiro estranho ou sabor diferente eliminaria de cara e ainda sim teria bastante suprimento, mas para minha surpresa ficou tudo ótimo, a pasta segurou legal, e não tivemos problemas por conta da pastinha, que foi de ovo com páprica, com esses ingredientes:

  • 3 ovos cozidos
  • 3 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de sopa de creme de cebola
  • 1 colher de café de páprica picante
  • Sal e pimenta a gosto

Cozinhe os ovos –  se você nunca cozinhou um ou tem alguma dificuldade, ovos se cozinham partindo de água fria sempre, e ele cozinha em 12 min.  Deixe esfriar, descasque e amasse com um garfo, até ele ficar todo esfarelado. Adicione os outros ingredientes, misture bem e está pronta. Esse sanduíche eu fiz com a pasta de ovos e queijo gouda, o famoso queijo bola, incrível.

Viram como é simples e muito mais barato e saboroso que comprar as coisas na rua?! Para manter geladinha a bolsa térmica, o truque da garrafa de água congelada é sempre ótimo, pois além de manter a bolsa gelada você tem água durante a maior parte do seu programa. Uma dica legal é fazer a água saborizada, você pode colocar folhas de hortelã e ela fica ainda mais refrescante.

300736_m

Foto: Divulgação

Agora é só se jogar no verão, aproveitar a praia, o museu, a cachoeira, o parque, lugares pros seus sanduíches não vão faltar, e o que também não pode faltar é o protetor solar, o boné, pra vocês não ficarem tostados como meu marido que se recusou a usar boné e está com a cabeça toda queimada!! Hehehehe… Bom verão amores…. boas férias… e até a próxima, um pouco mais fresca, eu espero…

 

 

 

Sobre Áila Neder (17 artigos)
Áila Neder, formada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comissária de bordo, depois de sofrer muito por conta do que realmente queria fazer da vida, se encontrou nas panelas e na beira do fogão. Desde pequena ajudava sua avó nos preparos de bolos e doces para as festas da família, em 2013 resolveu enfrentar os preconceitos ainda existentes na profissão e abraçar de vez sua verdadeira vocação. Entrou para o curso de gastronomia no IBMR Laureate, estagiou em vários restaurantes franceses e hotéis internacionais, hoje formada faz pós-graduação em patisserie pela UNISUAM.

1 comentário em Au, au, au… Sanduíche Natural.

  1. Adorei as dicas pro verão!! A melhor parte é economizar na rua.. Arrasou!!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading