À espera do Novo Gol, Vendas em baixa, Honda WR-V e mais

Foto : Divulgação

 

A partir de hoje, a coluna Motor, aqui no Linkezine, será pilotada pelo jornalista Douglas Lemos. Feche a porta, aperte o cinto de segurança e acompanhe as novidades do mundo dos automóveis.

 

De olho no velho continente

Quem espera o lançamento da nova geração do Volkswagen Gol, líder de vendas por 25 anos no Brasil, já viu na Europa, uma prévia do que o hatch da marca alemã pode se tornar por aqui. A Seat, marca espanhola que pertence ao conglomerado da VW, mostrou no dia 31 de janeiro, a nova geração do Ibiza.

É que a nova geração do Gol vai usar a mesma plataforma – chamada MQB A0 – do modelo da Seat. Por isso, é possível ter noção das dimensões que o VW terá em sua nova fase, aqui no Brasil. A nova geração do Ibiza tem 4,05 m de comprimento, e o entre-eixos (que é a distância do centro da roda dianteira, até o centro da roda traseira) agora tem 2,56 m, um acréscimo de 10 cm em relação à atual geração do Gol vendida no país; receita básica para quem quer priorizar o espaço interno.

3-foto-2

Foto : Divulgação

A expectativa é que a nova geração do Gol passe dos quatro metros de comprimento, o modelo vendido atualmente tem 3,89 m; e que o porta-malas supere os 320 litros de capacidade, hoje ele têm capacidade para 285 litros. A fabricante já testa a nova geração em do modelo em ruas brasileiras, mas os protótipos são sempre disfarçados com a “roupa” de outros modelos, como o Golf. A Volkswagen desconversa, mas a tendência é que a nova geração do Gol chegue ao mercado ainda no primeiro semestre.

Falando em mercado…

O atual cenário econômico brasileiro também mostra reflexo direto no mercado automotivo nacional. De acordo com o relatório mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mês de janeiro apresentou queda de 27,85% nas vendas de veículos de passeio e comerciais leves no País, em relação às vendas de dezembro de 2016. Quando comparados ao primeiro mês do ano passado, a redução foi de 4,07%. Em janeiro foram 143.582 novos carros de passeio e comerciais leves nas ruas, contra 149,677 do mesmo período de 2016.

Destaque para o Chevrolet Onix, que vendeu 13.900 unidades, quase o dobro do segundo colocado, Hyundai HB20, que teve 7.362 emplacamentos. Ford Ka (7.079), VW Gol (5.073) e Renault Sandero (4.277) fecham o grupo dos cinco carros de passeio mais vendidos. Entre os comerciais leves, dobradinha de pick-ups da Fiat. Em primeiro lugar a Strada, 4.412 emplacamentos, seguida pela Toro, que vendeu 3.258 unidades. VW Saveiro (2.916), Toyota Hilux (2.545) e Chevrolet S10 (2.180) encerram o Top 5.

1-foto-3

Foto : Divulgação

Lançamento mundial

Mostrado pela Honda no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, o WR-V chega ao mercado em março. O modelo, entretanto, não é lá uma grande novidade. Com batismo que remete aos SUV da marca (CR-V e HR-V), o WR-V é apenas um Honda Fit, com algumas molduras no para-lamas, uma dianteira diferente e uma traseira controversa.

As modificações na suspensão, entretanto, vão além da altura um pouco mais elevada.Amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado, barra estabilizadora e buchas frontais mais robustas fazem parte do pacote. Debaixo do capô, o motor é um 1.5 16v VTEC, de 116 cv a 6000 rpm e o torque de 15,3 kgfm a 4800 rpm com etanol e 115 cv e 15,2 kgfm, com gasolina, nos mesmos regimes. O câmbio, um automático CVT.

De olho no recall

Proprietários de Citroën C4 Lounge fabricados entre 2012 e 2015 devem ficar espertos. É que a fabricante convocou, essa semana, um recall por risco da possibilidade da fissura em uma tubulação de alimentação de combustível. Em alguns casos, pode haver vazamento, que pode acarretar  incêndio. Veículos entre os chassi DG502398 e FG527591 podem entrar em contato com a fabricante pelo site www.citroen.com.br, ou pelo telefone 0800-011-8088. O reparo pode durar até duas horas.

A Peugeot, que pertence ao mesmo grupo, teve os modelos 308 e 408 fabricados entre 2010 e 2015 convocados para o mesmo recall. A fabricante disponibiliza o telefone 0800-703-2424 ou o sitewww.peugeot.com.br para mais informações.

 

 

Anúncios
Sobre Douglas Lemos (2 artigos)
Douglas Lemos é jornalista, fotógrafo, gaúcho, gremista e tem 25 anos. Apaixonado por carros, já atravessou o país dirigindo. É o responsável pela coluna Motor, que vai falar sobre o mercado automotivo nacional, internacional, lançamentos e a luta pela valorização do esporte a motor no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: