Leão de olho nas redes
Receita Federal compara Imposto de renda com o que postamos na internet
Dentre tantas preocupações de início de ano, uma delas é a de juntar recibos e comprovantes de rendimentos para declarar o Imposto de Renda. E com a modernização dos sistemas de cobrança, o já temido leão tem ficado cada vez mais atento com os nossos gastos e extravagâncias, com a novidade que até nossas redes sociais estão sendo monitoradas.
A Receita Federal tem treinado cada vez mais auditores para fiscalizar as redes sociais e checar o patrimônio das pessoas, cruzando os dados declarados com os rastros deixados em nossas compras. Até mesmo uma foto inocente pode revelar o que alguém “esqueceu” de contar na hora da declaração. A turma que gosta de ostentar e não declara esse tipo de gasto no Imposto de Renda vai ter que se explicar e pagar caro por isso.
As redes sociais têm ajudado a Receita de duas formas: a primeira é quando os auditores cruzam as informações colocadas na declaração do imposto (renda e patrimônio) com fotos e coisas que a pessoa costuma postar nas redes sociais. Eles analisam se a renda declarada consegue, de fato, pagar o luxo ostentado, como viagens, carros e imóveis. Daí, se for o caso, é iniciada uma investigação para apurar a origem do dinheiro usado para a referida gastança.
A segunda forma de investigação é para o caso de buscas patrimoniais, quando o contribuinte deve para a Receita, com a verificação da existência de bens que possam ser penhorados para o pagamento dessa dívida. Para o órgão, sonegação e corrupção andam de mãos dadas, e se um sonegador é encontrado, provavelmente um rastro de corrupção virá junto. Esse cruzamento de dados está sendo muito usado na Operação Lava Jato.
Se você é daqueles que não perde a chance de ostentar uma vida nababesca, além da preocupação com a inveja alheia e violência, deveria colocar a mão na consciência e pensar se sua relação com o leão está harmônica, pois a tecnologia usada pela Receita está cada dia mais avançada, fazendo com que fique cada vez mais difícil sonegar e escapar ileso. O leão está
à espreita!
Deixe um comentário