Leão de olho nas redes

 

Receita Federal compara Imposto de renda com o que postamos na internet

Dentre tantas preocupações de início de ano, uma delas é a de juntar recibos e comprovantes de rendimentos para declarar o Imposto de Renda. E com a modernização dos sistemas de cobrança, o já temido leão tem ficado cada vez mais atento com os nossos gastos e extravagâncias, com a novidade que até nossas redes sociais estão sendo monitoradas.

A Receita Federal tem treinado cada vez mais auditores para fiscalizar as redes sociais e checar o patrimônio das pessoas, cruzando os dados declarados com os rastros deixados em nossas compras. Até mesmo uma foto inocente pode revelar o que alguém “esqueceu” de contar na hora da declaração. A turma que gosta de ostentar e não declara esse tipo de gasto no Imposto de Renda vai ter que se explicar e pagar caro por isso.

4 - selo-imposto-de-renda--ilustracoes-para-o-passo-a-passo-1425935483435_615x300

 

 

 

As redes sociais têm ajudado a Receita de duas formas: a primeira é quando os auditores cruzam as informações colocadas na declaração do imposto (renda e patrimônio) com fotos e coisas que a pessoa costuma postar nas redes sociais. Eles analisam se a renda declarada consegue, de fato, pagar o luxo ostentado, como viagens, carros e imóveis. Daí, se for o caso, é iniciada uma investigação para apurar a origem do dinheiro usado para a referida gastança.

3 - leao

A segunda forma de investigação é para o caso de buscas patrimoniais, quando o contribuinte deve para a Receita, com a verificação da existência de bens que possam ser penhorados para o pagamento dessa dívida. Para o órgão, sonegação e corrupção andam de mãos dadas, e se um sonegador é encontrado, provavelmente um rastro de corrupção virá junto. Esse cruzamento de dados está sendo muito usado na Operação Lava Jato.

 

Se você é daqueles que não perde a chance de ostentar uma vida nababesca, além da preocupação com a inveja alheia e violência, deveria colocar a mão na consciência e pensar se sua relação com o leão está harmônica, pois a tecnologia usada pela Receita está cada dia mais avançada, fazendo com que fique cada vez mais difícil sonegar e escapar ileso. O leão está
à espreita!

Anúncios
Sobre Victor Hugo (18 artigos)
Victor Hugo Ximenes Descrição: Jornalista formado pela Universidade Candido Mendes, atua na área de produção de conteúdo e assessoria de comunicação para políticos e instituições. Atualmente cursa pós graduação em marketing digital na FGV. Apaixonado por música, aviação e fotografia, adora registrar rostos, paisagens e esporadicamente trabalha em eventos. Apesar do apreço pela tecnologia também é um crítico de como ela influencia no comportamento humano e se torna um vício que afasta as pessoas umas das outras e de si mesmas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: