Breaking News

Mãe, uma palavrinha tão pequena que significa tanta coisa.

Foto : Divulgação

Mãe, uma palavrinha tão pequena que significa tanta coisa. A minha, por exemplo, é mãe, maquiadora, estilista, nutricionista, motorista, chefe, amiga, ufa, quanta coisa, mas dizem que isso tudo realmente é ser mãe, e que as pessoas só entendem depois de ter filho. Como eu ainda não tenho, vai chegando essa época do ano e eu só penso em uma coisa: “Que presente vou dar pra minha mãe???”.

Ai começam os comerciais de dia das mães, coisas mirabolantes, que fazem todos chorar, mas que só funcionam na TV, e eu sigo sem saber o que fazer, porque não sei a de vocês, mas a minha é aquela do tipo que parece que já tem tudo material, ou o que falta eu nunca vou ter dinheiro pra comprar. Então há alguns anos “amenizei” esse dilema do presente, a família se juntou e montamos um super mega power ranger café da manhã, ela fica tão feliz e empolgada com tanta coisa pra comer, as flores no jarro bonito, que a blusinha da promoção que me juntei com meus irmãos pra comprar passa despercebida!!! Ideia de gênia né!?!?

Mas até os cafés da manhã não podem cair na rotina, e por isso esse ano eu resolvi incrementar um clássico de cafés da manhã, o tradicional bolo de fubá, vai ganhar um recheio de coco e uma cobertura de goiabada cremosa, uma combinação um tanto quanto calórica, mas para o dia das nossas rainhas está valendo tudo, pra agradar até os corações mais duros e sem glúten.

Então vamos à receita:

Para o bolo:

 

  • 90 g de farinha de trigo
  • 225 g de fubá
  • 135 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 90 g de óleo
  • 290 g de leite condensado
  • 150 g de creme de leite
  • 150 g de leite de coco
  • 20 g de fermento químico

 

No liquidificador, bata os ovos até eles espumarem, acrescente o óleo, o leite condensado, creme de leite e o leite de coco e bata um pouco mais. Adicione o açúcar e o fubá e bata até ficar homogêneo. Por fim, acrescente a farinha e o fermento, misture sem bater muito, apenas o suficiente para misturar os secos. Leve para assar em uma forma untada e enfarinhada e asse em forno a 180° até ele estar totalmente cozido no meio.

Eu optei em fazer este bolo numa forma de coração, mas caso você não tenha, uma boa opção é fazer com a forma de furo no meio, também fica uma delicia.

 

18451980_10211223147125913_711022391_o

Foto : Divulgação

 

Para o recheio:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de coco ralado
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 2/3 de lata de água
  • ½ lata de creme de leite

Misture tudo numa panela exceto o creme de leite, leve ao fogo baixo e dê ponto de brigadeiro, até soltar da panela. Quando esfriar acrescentar o creme de leite, e está pronto.

 

Para a cobertura:

  • 400g de goiabada
  • ¾ de xícara de água

Picar a goiabada, levar ao fogo com a água e deixar derreter. E está pronto.

Para montagem desse bolo eu fiz um molde em forma de coração menor que o bolo, centralizei e cortei esse coração delicadamente, sem tirar o fundo do bolo, como na foto. Recheei com o doce de coco e coloquei a tampa fechando o bolo. Jogue a goiabada por cima do bolo, deixe escorrer pela lateral, e acerte para que ele fique todo coberto com a goiabada, faça isso enquanto a goiabada estiver ainda morna, pra ficar melhor de espalhar.

18379297_10211223148645951_543904715_o

Foto : Divulgação

E está pronto! Tenho certeza que sua mãe vai amar essa delícia e você vai ganhar alguns pontinhos com esse café da manhã digno de hotel. Beijo, um feliz dia das mães para todas as mamães, e em especial pra minha!

Sobre Áila Neder (17 artigos)
Áila Neder, formada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comissária de bordo, depois de sofrer muito por conta do que realmente queria fazer da vida, se encontrou nas panelas e na beira do fogão. Desde pequena ajudava sua avó nos preparos de bolos e doces para as festas da família, em 2013 resolveu enfrentar os preconceitos ainda existentes na profissão e abraçar de vez sua verdadeira vocação. Entrou para o curso de gastronomia no IBMR Laureate, estagiou em vários restaurantes franceses e hotéis internacionais, hoje formada faz pós-graduação em patisserie pela UNISUAM.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Linkezine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading