Mãe, uma palavrinha tão pequena que significa tanta coisa.
Mãe, uma palavrinha tão pequena que significa tanta coisa. A minha, por exemplo, é mãe, maquiadora, estilista, nutricionista, motorista, chefe, amiga, ufa, quanta coisa, mas dizem que isso tudo realmente é ser mãe, e que as pessoas só entendem depois de ter filho. Como eu ainda não tenho, vai chegando essa época do ano e eu só penso em uma coisa: “Que presente vou dar pra minha mãe???”.
Ai começam os comerciais de dia das mães, coisas mirabolantes, que fazem todos chorar, mas que só funcionam na TV, e eu sigo sem saber o que fazer, porque não sei a de vocês, mas a minha é aquela do tipo que parece que já tem tudo material, ou o que falta eu nunca vou ter dinheiro pra comprar. Então há alguns anos “amenizei” esse dilema do presente, a família se juntou e montamos um super mega power ranger café da manhã, ela fica tão feliz e empolgada com tanta coisa pra comer, as flores no jarro bonito, que a blusinha da promoção que me juntei com meus irmãos pra comprar passa despercebida!!! Ideia de gênia né!?!?
Mas até os cafés da manhã não podem cair na rotina, e por isso esse ano eu resolvi incrementar um clássico de cafés da manhã, o tradicional bolo de fubá, vai ganhar um recheio de coco e uma cobertura de goiabada cremosa, uma combinação um tanto quanto calórica, mas para o dia das nossas rainhas está valendo tudo, pra agradar até os corações mais duros e sem glúten.
Então vamos à receita:
Para o bolo:
- 90 g de farinha de trigo
- 225 g de fubá
- 135 g de açúcar
- 3 ovos
- 90 g de óleo
- 290 g de leite condensado
- 150 g de creme de leite
- 150 g de leite de coco
- 20 g de fermento químico
No liquidificador, bata os ovos até eles espumarem, acrescente o óleo, o leite condensado, creme de leite e o leite de coco e bata um pouco mais. Adicione o açúcar e o fubá e bata até ficar homogêneo. Por fim, acrescente a farinha e o fermento, misture sem bater muito, apenas o suficiente para misturar os secos. Leve para assar em uma forma untada e enfarinhada e asse em forno a 180° até ele estar totalmente cozido no meio.
Eu optei em fazer este bolo numa forma de coração, mas caso você não tenha, uma boa opção é fazer com a forma de furo no meio, também fica uma delicia.

Foto : Divulgação
Para o recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de coco ralado
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 2/3 de lata de água
- ½ lata de creme de leite
Misture tudo numa panela exceto o creme de leite, leve ao fogo baixo e dê ponto de brigadeiro, até soltar da panela. Quando esfriar acrescentar o creme de leite, e está pronto.
Para a cobertura:
- 400g de goiabada
- ¾ de xícara de água
Picar a goiabada, levar ao fogo com a água e deixar derreter. E está pronto.
Para montagem desse bolo eu fiz um molde em forma de coração menor que o bolo, centralizei e cortei esse coração delicadamente, sem tirar o fundo do bolo, como na foto. Recheei com o doce de coco e coloquei a tampa fechando o bolo. Jogue a goiabada por cima do bolo, deixe escorrer pela lateral, e acerte para que ele fique todo coberto com a goiabada, faça isso enquanto a goiabada estiver ainda morna, pra ficar melhor de espalhar.

Foto : Divulgação
E está pronto! Tenho certeza que sua mãe vai amar essa delícia e você vai ganhar alguns pontinhos com esse café da manhã digno de hotel. Beijo, um feliz dia das mães para todas as mamães, e em especial pra minha!
Deixe uma resposta