Diga com que roupa andas, que eu te direi quem és!

Se levarmos ao pé da letra essa frase, chegaremos ao senso comum de que podemos ler o outro por suas escolhas fashion. Mas será que se pensarmos no campo político também podemos fazer essa associação? Moda e política. Quantas vezes foram questionadas essa relação? O mais importante é perceber que são temáticas que caminham juntas e que conseguem materializar acontecimentos em determinada sociedade.

8 filmes sobre políticos e corrupçao - Virada no Jogo com Julianne Moore

 

Afinal, a moda afeta a política, bem como a política afeta a moda. Tudo condensado por imagens, que comunicam e são capazes de transformar as funções, sejam elas políticas ou sociais. Quem não lembra que as saias rodadas deram lugar as calças mais justas no momento em que o mundo se tornava mais livre. Essa liberdade foi ainda retratada nas peças mais curtas e com pegada artesanal na década de 70. E se pensarmos no presente e nesta relação, temos a preocupação contínua dos políticos que buscam se adequar ao momento e construir uma mensagem bem clara por cada escolha que compõe sua indumentária. Quem não lembra da ausência de gravatas no dia a dia do atual prefeito de São Paulo? Joao Dória Jr., busca se aproximar da população deixando de lado pontos que consolidaram sua imagem de empresário bem-sucedido. Ele ainda se arrisca ao tentar vivenciar algumas profissões por um dia. O que isso mostra? Que a moda e a política estão ali juntinhas, constrói o discurso que supostamente o eleitor quer ler. E se a política dita a moda, como não prestar atenção aos detalhes e transformações das mulheres neste cenário.

doria-candidato-presidencia

 

 

De cortes de cabelo, as vestes mais quadradas e sem muitas informações, temos belos exemplos, Merckel, Bachelet ou mesmo a ex-presidente Dilma. Com mudanças estruturais, fica difícil acreditar que a moda tem se mostrado ingênua neste cenário. Seja com a abolição das gravatas, a escolha de roupas de determinadas cores para as peças ou os cortes de cabelo. O conjunto de tudo isso delimita o diálogo, pois moda é mais que as vestes, é o conjunto de signos que compõe o visual de quem os carrega.

cine-quatro

Se o jogo da moda sempre foi importante para a classificação dentro da sociedade, ela continua muito importante para a construção da reputação do indivíduo na política. E você ainda tem dúvida de que um tema está ligado ao outro?

Anúncios
Sobre Karla Oliveira (23 artigos)
Sou Karla Beatriz, brasiliense, designer de moda e jornalista por formação, apaixonada por moda, futebol,viagens, sempre em busca de novas experiências e tendências. Na coluna "Na fita", vou explorar o universo masculino com um olhar especial, trazendo o melhor da moda, com dicas atuais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: