Exposição Memórias

                                                                        Por Andreas Valentin

Memórias

 Desde sua invenção, no final da década de 1830, uma das principais funções da fotografia é a de suporte para memórias, sejam elas individuais ou coletivas. Os pioneiros Henry Fox Talbot, Louis Daguerre, Hercule Florence, entre outros, já vislumbravam a importância da nova tecnologia para o registro de pessoas, de lugares, da história e, assim, do próprio tempo. Se, por um lado, como afirmou Cartier Bresson, “não podemos revelar ou copiar a memória”, por outro, a fotografia possibilita o retorno ao passado e o resgate de parte de nosso arquivo de lembranças.

 

Fotografias suscitam, ordenam e conferem significados às diversas, talvez infinitas, camadas de memórias que permeiam nosso imaginário. Os trabalhos aqui exibidos foram construídos a partir de uma proposta coletiva que abordasse essa questão, mas que, ao mesmo tempo, desse sentido às histórias individuais de cada artista. Pensou-se, ainda, no diálogo entre as próprias imagens e sua relação com este espaço impregnado pelas inexoráveis marcas do tempo.

 

Vemos aqui, portanto, as memórias de lugares, “tão distantes, porém tão perto” (parafraseando Wim Wenders), como a Itália dos antepassados de Bruno Girão; a Vila Isabel de Leonardo Jorge; e a do trajeto Flamengo-Lapa de Tomaz Silva. Nos deparamos com personagens da história familiar de quatro gerações de fotógrafos narrada por Ana Gabriella Malta, bisneta de Augusto Malta. Esta narrativa contrapõe-se à de Elis Costa que faz contato íntimo com a memória de objetos e de situações de sua relação com a avó, cuja perda recente ainda lhe deixa marcas profundas. Juliana Amado aproxima, tanto fisicamente como conceitualmente, a fotografia e a memória das flores artificiais e ressecadas. Finalmente, Josué Junior traz, literalmente, a memória à flor da pele, ao apresentar indeléveis e simbólicas tatuagens.

 

Andreas Valentin

Curador

 

MEMÓRIAS – Exposição de fotografias

Curadoria de Andreas Valentin

Anna Gabriela Malta
Bruno Girão
Elis Costa
Josué Junior
Juliana Amado
Leonardo Jorge
Tomaz Silva

Galeria Escombros

Inauguração:
Sábado, 03 de março de 2018, de 16 às 22hr
Rua Benjamin Constant, 115 – Glória , Rio de Janeiro

Período:
03 de março a 14 de abril de 2018
Terça a sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 10h às 18h
Rua Santa Cristina, 6 – Glória

 

 

Sobre Josué Júnior (130 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

1 comentário em Exposição Memórias

  1. Péricles G. Albuquerque // 27/02/2018 às 9:55 pm // Responder

    Parabéns, Josué, pelo seu trabalho. Desejo a você muitas alegrias e realizações em sua vida pessoal é profissional. Um forte abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: