A Velha Guarda de Vila Isabel Geração Kizomba

Velha Guarda da Vila Isabel

 

 

Por Josué Júnior

 

 

 

Antes de existir uma Escola de Samba, existiam dois blocos que se encontravam na Praça Sete em Vila Isabel. Um era o Acadêmicos de Vila Isabel, e o outro era Bloco de Dona Maria Tataia, que usava instrumentos de sopros na sua bateria. Esses carnavais que não voltam mais tinham alguns personagens importantes, e definitivos para o início da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. Fundadores como o “Seu China”, “Seu Leite”, “Seu Toninho Carpinteiro” e Paulo Brasão, que ganhou 15 vezes o samba enredo da escola, e que no ano de Kizomba saiu à frente da escola. Mas foi o “Seu China” que marcou o inicio da formação dessa escola. Hoje ele é representado pelas suas sobrinhas e netos que frequentam a escola e a Velha Guarda.

Foto: Josué Junior / Linkezine

Velha Guarda da Vila Isabel

 

Foto: Josué Junior/ Linkezine

Velha Guarda da Vila Isabel

Na conversa que tive com eles, a Diretora da Velha Guarda, Cheila Rangel, deixou claro que “A Velha Guarda é a espinha dorsal da Escola”, até porque todos que hoje frequentam, assim como ela, já passaram por vários setores da escola; já escreverem seu nome em muitos desfiles ajudando a Vila Isabel a ganhar muitos carnavais, como o Kizomba, onde praticamente quase todos os integrantes da ala estiveram no desfile único que marcou essa geração. Em consenso muitos não acreditavam que Kizomba sairia vencedor, mas depois que entrou na avenida e, segundo eles, o comentarista da Rede Globo na época, Fernando Vanucci profetizou que “Esse é um desfile único!”. E assim foi, pois não houve o desfile das campeãs, por causa das chuvas no Rio no ano de 1988. E já se vão 30 anos do Kizomba!

E a Velha Guarda segue pedindo prioridade e respeito pelo tempo de Escola e história dentro dela. Olhando o sorriso da Dona Therezinha, a Porta Bandeira da Velha Guarda, e o olhar sereno do Baluarte, Sr. Magalhães, percebo que eles ainda têm muito a oferecer para a escola. Uma lembrança boa é quando Martinho da Vila desfila com eles. Aproveitando o encontro eles fizeram  um convite: “Martinho venha desfilar na Velha Guarda mais vezes!”

Foto: Josué Junior / Linkezine

Velha Guarda da Vila Isabel

Foto: Josué Junior/Linkezine

Velha Guarda da Vila Isabel

 

Cheila Rangel lembrou que Martinho, quando pode desfila com eles, mas gostaria da sua presença com mais frequência, sempre que possível. Outra lembrança que foi falada foi a do troféu de melhor Velha Guarda de 2018, e atravessaram a avenida vestidos de forma tradicional, encantando os jurados. Já no final do nosso encontro ficou o pedido para que a Velha Guarda venha abrindo o Carnaval da Escola. Mas o pedido não é só para a Vila Isabel, e sim para que todas as Velhas Guardas abram o carnaval das suas respectivas agremiações. Segundo eles, essa é a melhor forma de valorizar e simbolizar que uma Velha Guarda é, e sempre será a joia do Samba.

 

Salve a Velha Guarda!!!

 

Sobre Josué Júnior (130 artigos)
Josué Júnior, carioca, fotógrafo profissional pós- graduado pela faculdade Cândido Mendes. Há mais de dez anos no mercado fotográfico com ênfase em moda e publicidade. Atualmente fotografa para o site Versão Masculina, especializado em comércio de produtos masculinos. Em sua empresa Arte foto Designer, desenvolve seu trabalho autoral, que pode ser apreciado na sua pagina : www.facebook.com/fotosjosuejunior?ref=bookmarks ,ou em seu Instagran .https://www.instagram.com/josuelbjr/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: